Musical sobre Nelson Gonçalves é destaque da Formação em Rede

Quinta, 27 de Junho de 2019 - 12:22

A Prefeitura de Guarulhos deu início às atividades do Encontro Integrado ao longo dessa semana, evento que compõe a programação da Formação em Rede, iniciativa destinada aos profissionais da Rede Municipal de Educação Guarulhos.

Entre as atividades formativas desenvolvidas pela Secretaria de Educação, no Adamastor Centro, destaque para a apresentação do musical “Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo”, com a participação do secretário da pasta, Paulo Matheus, e o subsecretário Fernando Moraes, além de profissionais da área. O espetáculo foi seguido de palestra sobre o tema “A educação emocional e os alicerces da formação humana”, proferida pelo professor Gabriel Chalita, um dos idealizadores do musical.

Para o prefeito Guti o desenvolvimento educacional dos guarulhenses é de extrema importância e os profissionais da educação têm papel essencial nesse processo. “Essa é apenas uma das ações que fazem parte da política de valorização e capacitação dos profissionais da Educação. Os professores são fundamentais e a base de ensino das nossas crianças, pois é a partir da escola que elas serão instruídas a se tornarem grandes profissionais para o futuro”.

Paulo Matheus agradeceu a participação maciça dos professores durante os dias de formação. “Esse é um momento novo na Rede, onde valorizamos o aspecto democrático da gestão, muito orientado pelo prefeito que nos cobra essa formação constante dos professores. Foram dias muito importantes que ficarão marcados”, enfatizou.

Educação: o passaporte para o amanhã

Durante o encontro, os participantes não esconderam a emoção que os envolveu nesse espetáculo, um musical inspirado em sentimentos e emoções expressas pelo cantor e compositor Nelson Gonçalves. Na história, os protagonistas representam a razão e a emoção, sentimentos que criam uma narrativa poética e não-linear.

“Foi um momento muito rico. Primeiro os professores tiveram a apresentação do musical sobre a história de Nelson Gonçalves, obra que busca mostrar o quanto de razão e emoção há em cada um de nós, observou Chalita. Para o professor, o excesso de informação e tecnologia pode levar à negligência de valores essenciais, que precisam estar presentes em uma sala de aula. “O aluno não precisa de um professor que seja um repetidor de fórmulas, ele precisa de um professor que estabeleça vínculos com ele, que saiba das dores, medos e inseguranças que sente, e que o ajude a construir sua história”, pontuou o palestrante, ao afirmar que a educação é o passaporte para o amanhã. “Para mim, que amo educação, que sou professor e que encontrei meu lugar no mundo como professor e me realizo em uma sala de aula, eu saio alimentado depois de passar esses dias em Guarulhos, vendo a reação dos educadores. Com certeza eu recebi muito mais do que compartilhei com as palestras, pelo olhar, pelas perguntas. Estou realmente muito feliz com essa Rede de Ensino de Guarulhos, que faz um trabalho de formação bastante surpreendente”, concluiu Chalita.

O espetáculo

“Nelson Gonçalves – O Amor e o Tempo” foi produzida por Guilherme Logullo, que além da produção, também atua em parceria com a atriz e cantora Jullie. “Que honra cantar e falar poesia espalhando o amor. Estamos muito gratos por proporcionar esse momento incrível, desde todo o processo até as conversas que tivemos com os professores. Agradeço muito por essa oportunidade, e estamos lisonjeados de fazer essa peça, que foi escrita por um educador para educadores”, disse Logullo.

Para Benedita Azevedo, diretora da Escola da Prefeitura de Guarulhos Josafá Tito Figueiredo, o evento trouxe um novo ânimo para os professores da Rede. “A peça falou sobre esperança, carinho, metodologia de aula e sobre emoção, e é isso que nós precisamos. Professor que não tem emoção não envolve o seu aluno. Foi maravilhoso”.

As reflexões que o espetáculo despertou também chamou a atenção dos professores: “O musical nos leva a reflexões importantes sobre o papel do professor e a importância de acreditar e explorar o potencial do aluno. Isso nos leva a entender que, talvez, uma simples atitude pode impactar completamente a vida desse aluno”, destacou a professora da EPG Mario Quintana, Juliana Morgado.

Encontro Integrado

O Encontro Integrado é um espaço de reflexão e discussão que tem como característica a formação em horário de trabalho.

Além da apresentação do musical e da palestra com o professor Gabriel Chalita, os profissionais da educação também terão uma oficina sobre os desafios do educador no trabalho cotidiano de promoção de resiliência e desenvolvimento, com a mediadora Psicóloga e mestre em Psicologia Social, Cenise Monte Vicente.