No Dia das Crianças, Procon Guarulhos orienta consumidores sobre escolha do presente ideal

Sexta, 11 de Outubro de 2019 - 13:12

Após realizar o Teatro de Fantoches, que informou de forma lúdica o público infantil a respeito do consumo consciente, o Procon Guarulhos alerta os pais para possíveis desvantagens ao efetuarem a compra dos presentes dos pequenos para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.

A coordenadora do Procon, Vera Gomes, festeja a data, contudo pondera que a ocasião requer cautela na escolha do mimo ideal para os pequenos. "O Dia das Crianças é muito especial, mas exige cuidados dos pais, que vão desde a escolha do brinquedo até a qualidade e a segurança do mesmo. Todos os produtos comercializados no país devem conter o selo do Inmetro, pois ele é a garantia que o consumidor tem de que o objeto passou por sérios testes de qualidade”, informou Vera.

Pensando na data especial e na segurança de quem quer aproveitar o novo presente, o Procon Guarulhos emitiu sete dicas direcionadas aos consumidores sobre seus direitos:

1 - Ao adquirir um brinquedo, observe se ele é adequado para idade, bem como se o mesmo possui o selo do Inmetro, que garante a qualidade e a segurança do produto.

2 - Ao realizar a compra pela internet, o consumidor poderá desistir no prazo de sete dias a contar do recebimento da mercadoria, conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

3 - As informações sobre fornecedor, importador e as especificações devem vir expostas na embalagem do produto, bem como o contato do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

4 - Verifique a política de troca da loja em caso do brinquedo apresentar defeitos. Em produtos duráveis, a garantia é de até 90 dias, de acordo com o artigo 26, inciso II, do CDC.

5 - Exija a nota fiscal.

6 - O manual de instruções e informações deve estar em língua portuguesa, mesmo em caso de produtos importados.

7 - A criança e o estudante possuem o direito à meia-entrada em estabelecimentos de diversões, eventos culturais, esportivos e de lazer, em conformidade com a lei estadual 7.844/92 e o decreto 35.606/92.

Atendimento

O Procon Guarulhos atende online por meio do site procon.guarulhos.sp.gov.br ou presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos seguintes endereços:

Unidade Centro: rua Sete de Setembro, 164,Centro. Fone: 2468-0008 / Disque-Denúncia 151.

Unidade São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João. Fone: 2408-4315.

Unidade Pimentas: estrada Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire - Prédio do CIC. Fone: 2484-1070.

Foto: Sidnei Barros/PMG