Novos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada tomam posse

Quarta, 28 de Agosto de 2019 - 12:10

O novo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) tomou posse nesta terça-feira (27) no auditório do Paço Municipal. O grupo tem por objetivo implementar as políticas vinculadas ao Plano Nacional de Segurança Pública e aos planos estadual e municipal, observando sempre as peculiaridades locais.

O GGI-M pode ser definido como um fórum deliberativo e executivo, composto por representantes do poder público das diversas esferas de governo e também por representantes das diferentes forças de segurança pública em atuação no município. O GGI-M opera por consenso e sem hierarquia, não cabendo a nenhum de seus integrantes a função de determinar qualquer medida, devendo haver respeito às autonomias de cada uma das instituições que o compõem. Ele opera em três eixos: gestão integrada, atuação em rede e uma perspectiva sistemática que alia informação, planejamento e gestão de políticas de segurança.

Na oportunidade, o prefeito Guti fez questão de ressaltar como é importante esse entrosamento entre os diferentes setores da segurança. “É de extrema importância a integração entre as diferentes esferas de segurança pública, que incluem a GCM e as polícias Civil, Militar e Federal e outros órgãos essenciais, além dos Consegs(Conselhos de Segurança). Só tenho que agradecer e muito o comprometimento de todos vocês”, ressaltou Guti.

O grupo é formado por 36 integrantes, sendo 18 titulares e 18 suplentes, econta com autoridades municipais responsáveis pela segurança pública e defesa social, como o secretário de Segurança Púbica, o comandante da GCM e o coordenador da Defesa Civil, autoridades ligadas à área de ações sociais preventivas, como os secretários de Desenvolvimento e Assistência Social, de Transportes e Mobilidade Urbana, de Saúde, de Educação, de Direitos Humanos, de Obras, de Desenvolvimento Urbano e do Trabalho, além de autoridades do Governo do Estado, como Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Instituto de Criminalística e Instituo Médico Legal, e do Ministério da Justiça, da Polícia Federal e da Rodoviária Federal, além de uma Secretaria Executiva.

O secretário de Assuntos para Segurança Pública, Gilvan Passos, falou da importância do trabalho em conjunto e de como o apoio dos Consegs é essencial. “Nós temos que trabalhar em conjunto, essa união das diferentes forças com a sociedade vai nos ajudar a vencer o inimigo que está lá fora: o crime”, afirmou Gilvan.

No final da cerimônia de posse ficou acertado que nos primeiros meses o grupo irá se reunir mensalmente, e posteriormente as reuniões deverão acontecer a cada dois meses.

Fotos: Nicollas Ornelas/PMG