Operação Volta às Aulas é retomada depois do período de chuvas fortes

Quinta, 13 de Fevereiro de 2020 - 09:56

A Operação Volta às Aulas foi retomada, após o intenso período de chuvas, nesta quarta-feira (12), com visita a mais quatro escolas do município: colégios Eniac, no Centro, e Maia, no Parque Renato Maia, além da Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, na Vila Progresso, e Professor João Cavalheiro Salém, no Jardim Cumbica.

A intenção é orientar os pais de alunos e os motoristas das chamadas vans escolares a fim de coibir as infrações de trânsito. Mesmo assim, no primeiro dia de retorno, 14 multas foram lavradas.

A Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), deve estender esse trabalho até o final do mês de fevereiro ou início de março. Nessa primeira etapa foram visitadas 18 escolas (11 públicas e sete particulares). Desse total, oito estão na região central, três na região da Vila Augusta e sete na área de Cumbica/Pimentas.

Ainda que tenha como principal objetivo a orientação, a operação já autuou 98 veículos pelo fato de o condutor, mesmo após ser orientado, insistir na infração, sendo que a mais comum é a de estacionar em fila dupla, sem a retirada do veículo mesmo após receber a orientação por parte do agente de trânsito.  

A operação é realizada nos períodos matutino, vespertino e noturno e conta com seis equipes formadas por agentes especializados no trânsito no entorno das escolas. A ação tem a participação de agentes de transporte e trânsito e leva em consideração fatores como interferências no sistema viário principal, alta demanda de travessia de pedestres, alto índice de desrespeito às leis de trânsito e também a inibição do transporte irregular de escolares.

Fotos: Divulgação/PMG