Organizações da sociedade civil renovam parcerias com a Prefeitura

Sexta, 20 de Dezembro de 2019 - 16:14

A Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, renovou a parceria com 28 organizações da sociedade civil para a execução de diversos serviços socioassistenciais como Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), Acolhimento Institucional Adulto, entre outros. A solenidade de assinatura da renovação de 44 Termos de Colaboração foi realizada nesta sexta-feira (20) no auditório do Paço Municipal com as participações do secretário da Pasta, Alex Viterale, e demais autoridades.

Representando o prefeito Guti, Viterale explicou o motivo da renovação da parceria, agradecendo o trabalho desenvolvido pelas instituições sociais. “Optamos pela renovação dos termos de colaboração porque os serviços da Assistência Social não podem ser interrompidos e um novo termo geraria encargos às organizações da sociedade civil. Nós, do poder público, não conseguiríamos alcançar quem de fato precisa com nossos braços de execução direta. Se não tivéssemos o apoio das instituições e do terceiro setor, se não dialogássemos para saber das dificuldades que vocês encontram, não conseguiríamos avançar em conjunto. Vocês são de suma importância para o município, não só para a secretaria. Acredito e tenho certeza que cada instituição faz a diferença na vida daquele usuário que é atendido”, declarou o secretário.

A garantia dos direitos das crianças, idosos, e demais segmentos foi lembrada pela secretária-adjunta, Claudia Papotto. “É mais um ano que seremos parceiros e isso pra nós, além de motivo de orgulho, é motivo de alegria e satisfação. É através de vocês que conseguimos manter e garantir os direitos das crianças, adolescentes, pessoas idosas e dos que fazem uso dos serviços da Assistência Social”, disse Claudia.

Já o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Arnaldo Ribeiro, agradeceu e reconheceu os empenhos da Pasta. “Apesar de batalharmos sempre em dificuldades, a secretaria procurou sempre fazer o melhor possível.É importante a renovação das parcerias porque se o cobertor está curto pelo menos temos o cobertor. O município é grande e temos muitas demandas”,afirmou Arnaldo.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Everaldo Barboza,salientou a relevância das parcerias com o terceiro setor. “É importante destacar esta política de parceria extremamente necessária e essencial para abrigar mais cidadãos que têm direito aos atendimentos socioassistenciais em todos os segmentos. Agradeço a sociedade civil, que se coloca como parceira na execução destes serviços”, afirmou Everaldo.

Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG