Orquestra Jovem apresenta Descobrindo o Barroco, na Capital

Terça, 14 de Agosto de 2018 - 15:30

No próximo domingo, dia 19, às 16h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) apresenta “Descobrindo o Barroco”, espetáculo em homenagem ao italiano Antonio Lucio Vivaldi, um dos grandes compositores e músico do movimento barroco. O concerto acontece na Paróquia de São Luís Gonzaga, na região da Consolação, em São Paulo, e tem entrada gratuita e classificação livre.

Renan Vitoriano, spalla da OJMG, conduz o concerto com solos de violino e juntos desvendam o contexto artístico-musical de um dos períodos de maior efervescência da arte mundial. Para recuperar a pesquisa de interpretação histórica da música barroca em Vivaldi, a Orquestra apresenta quatro peças: Concerto Grosso em Ré menor RV 565 Op. 3 nº 11, Concerto Grosso em Sol menor RV 578 Op. 3 nº 2, Concerto para violino e orquestra RV 208 “Il Grosso Mogul” e Credo para coro e orquestra RV 591.

De acordo com o maestro e regente da OJMG, Emiliano Patarra, as peças escolhidas dedicam um momento à sutileza da elaboração e à sonoridade rica e refinada. “Esse é um bom momento para que o público possa conhecer um pouco da criação do Vivaldi e desse tipo de barroco tão cheio de contradições, dualismos, rebuscamento, exagero,obscuridade, complexidade e sensualismo”. Para o maestro, as obras apresentadas oferecem ao público um recorte entusiasmado da expressão musical desse movimento.

Nessa apresentação, a OJMG conta também com a participação do Collegium Musicum de São Paulo, um de seus grandes parceiros das últimas temporadas.

Vivaldi

Antonio Lucio Vivaldi foi o grande criador do concerto. Il Prete Rosso (Padre Ruivo), como ficou conhecido por conta de seus cabelos avermelhados, não realizava missas, apesar de sua formação clerical. Dedicado à inserção de pessoas na atividade musical profissional, Vivaldi mudou a história da música, sendo considerado um especialista do Barroco italiano, gênero vibrante, exuberante, de grandes paixões e intensidade característica da cultura do povo italiano.

Serviço:

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta “Descobrindo o Barroco”, homenagem a Vivaldi

Data: domingo, 19 de agosto

Horário: 16 horas

Local: Paróquia de São Luís Gonzaga

Av. Paulista, 2378 - Consolação

Entrada gratuita

Classificação livre

Imagens: Divulgação