Os diversos olhares sobre a cultura guarulhense são tema de seminário no Adamastor Centro

Segunda, 09 de Março de 2020 - 12:13

Registrar e difundir as diversas narrativas e histórias que formam a cultura guarulhense a partir do ponto de vista de artistas e pesquisadores são os objetivos do II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos, que acontece no Adamastor Centro nos dias 14 e 21 de março, sábados, às 15h. O seminário, que nesta 2ª edição conta com mediações de Araci Borges e Franklin Jones, é gratuito e aberto ao público em geral.

No dia 14 o seminário apresenta o tema “Uma Perspectiva Feminina sobre a Cultura Guarulhense” e convida a escritora Guilhermina Helfstein, autora do livro Guarulhos, Trajetória Cultural, obra publicada em 2016 e elaborada em parceria com o poeta, escritor e jornalista Castelo Hanssen na qual mapeia a cultura guarulhense. Outra convidada é a fotógrafa Marisa Quintal, autora do livro Das Mãos, a Obra, publicado em 2016 e financiado pelo FunCultura. Nessa obra, Marisa registra o trabalho de artistas das artes visuais da cidade com as mais variadas técnicas. O encontro também conta com a fotógrafa Marina Pinto, do coletivo Fotógrafas Guarulhenses, que faz um panorama da produção fotográfica feminina na cidade abordando as últimas edições e a 3ª do anuário do coletivo, que será publicado este ano. A mediação é de Araci Borges.

Já no dia 21, sob mediação de Franklin Jones, os convidados abordam temas relacionados à cultura, como imagem em movimento, na perspectiva da linguagem audiovisual. Para tanto, o evento convida Edson Murata, do Cineclube Incinerante, entidade que promove exibições gratuitas da produção cinematográfica independente e cuja Mostra de Cinema está em sua 6ª edição. Para falar sobre a tradição caipira local, o encontro conta com a participação do poeta e cordelista Mario Cabral (Unifesp/Cia. Bueiro Aberto), cujo documentário Viola Urbana se debruça sobre a cultura caipira. Rodrigo Pignatari, do Grupo Glacê, é responsável pela realização do Projeto Geografias de Cena, com gravações em vídeo das histórias de grupos teatrais da cidade.

A realização do II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e do Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos e objetiva oferecer encontros temáticos e palestras em espaços públicos da cidade. Para mais informações ligue para 2409-1600, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Será fornecido certificado de participação do evento.

Para saber mais sobre a programação cultural da cidade acesse www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Quer receber a programação direto no seu WhatsApp? Para se cadastrar, mande um "oi" para (11) 97195-7301.

Para saber mais acesse: https://www.facebook.com/events/667483090744502/

Programação

- Uma Perspectiva Feminina sobre a Cultura Guarulhense

Data: 14 de março, às 15h

Artistas/pesquisadoras convidadas:

Guilhermina Helfstein (autora do livro Guarulhos, Trajetória Cultural)

Marina Pinto (Coletivo Fotógrafas Guarulhenses)

Marisa Quintal (autora do livro Das Mãos, a Obra)

Mediação: Araci Borges (Arquivo Histórico de Guarulhos)

 

- A Cultura como imagem em movimento

Data: 21 de março, às 15h

Artistas/pesquisadores convidados:

Edson Murata (Cineclube Incinerante)

Mario Cabral (Unifesp/Cia. Bueiro Aberto)

Rodrigo Pignatari (Grupo Glacê)

Mediação: Franklin Jones (Unifesp/Grupo Populacho)


Serviço

II Seminário História(s) da Arte e Cultura em Guarulhos

Data: sábados, dias 14 e 21 de março

Horário: 15h

Local: Adamastor Centro. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo

Entrada gratuita

Classificação livre

 

 

Fotos: Divulgação/PMG