Palestra sobre saúde mental reúne mais de mil jovens

Sexta, 31 de Janeiro de 2020 - 13:28

A Prefeitura de Guarulhos realizou nesta semana um ciclo de palestras para jovens do Programa Jovem Aprendiz Legal, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), na Faculdade São Judas. Mais de mil jovens, divididos em cinco turmas, puderam aprender sobre formas de cuidar da saúde mental, perceber sinais de depressão em si mesmos e em colegas e familiares, além de participarem de dinâmicas sobre o tema.

Durante as palestras, a psicóloga Eliana Carrelli buscou fazer com que os jovens refletissem sobre situações do dia a dia que pudessem ser gatilhos de determinados problemas, como redes sociais, além de informá-los sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece ajuda pelo número 188 para pessoas que estiverem passando por sérios problemas, como crises depressivas.

O subsecretário da Juventude, Dalmo Matos, esclareceu que é de enorme importância falar sobre o tema para os jovens, já que nos dias atuais o número de pessoas que sofrem de transtornos psicológicos vem aumentando muito. “Sentimos uma resposta muito grande em todas as palestras que fazemos. Nós sempre ouvimos histórias tristes nas palestras de jovens que não sabem como pedir ajuda e nós conseguimos ajudá-los. Eles precisam ouvir isso, precisam saber as formas de pedir ajuda, de identificar o que não é normal e de ajudar alguém também”, disse.

Segundo Mirian Nunes, assistente social do CIEE, a atividade faz parte do planejamento de atividades socioeducativas com temas tranversais ao mundo jovem, com o objetivo de propiciar a formação política e cidadã através da reflexão crítica, trazendo representantes do poder público para falar a respeito da cultura de paz.

Amigo estou aqui

Os jovens participaram de uma dinâmica que consistia em mostrar para os seus amigos o quanto eles podem contar com a sua ajuda quando estiver com problemas. Todos os jovens receberam pulseirinhas e puderam entregar para aqueles amigos, mostrando o seu apoio.