Pela primeira vez, ala inclusiva participa de bloco carnavalesco em Guarulhos

Segunda, 09 de Março de 2020 - 16:33

Diversão e marchinhas de Carnaval marcaram o desfile do Bloco Jacaré de Teta nas ruas do Parque Cecap no último sábado (7). O evento contou com uma ala inclusiva, na qual pessoas com algum tipo de deficiência, familiares, servidores e voluntários puderam festejar juntos a inclusão na festa popular.

Esta é a primeira vez que a cidade de Guarulhos conta com uma ala inclusiva dentro de um bloco carnavalesco e isso foi possível graças ao convite feito pela diretoria do Bloco Jacaré de Teta, após uma ação conjunta que envolveu a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão durante a Virada Inclusiva, em dezembro do ano passado. Desde então foram realizados alguns encontros e reuniões para a organização do evento.

A concentração teve início na praça Alessandra Gil, entre os condomínios Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por volta das 10h, com encerramento às 22h.

A partir da iniciativa do Jacaré de Teta outros blocos também se movimentaram e participaram de encontros para adquirir conhecimentos e aprender formas de acolhimento às pessoas com deficiência, entre eles o Bloco Unido dos Meus Ovos, do Jardim Belo Vista, que se apresentou em 29 de fevereiro.

A gerente da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, Daniella Reis, fez questão de frisar que a iniciativa marca um novo tempo no planejamento para futuros carnavais na cidade. “Essa experiência foi muito importante, uma vez que foi bastante perceptível a alegria e a emoção dos participantes na ala inclusiva e como essa interação foi importante para todos”, salienta.

O universitário e deficiente visual Mateus Sandré, de 21 anos, comemorou a iniciativa. “A emoção foi muito grande. Fazia bastante tempo que não me divertia assim. Eu me senti incluído neste Carnaval e com toda certeza no ano que vem estarei aqui de novo”.

Fotos: Daniella Reis/PMG