PEV Presidente Dutra entra em fase final de construção

Segunda, 18 de Março de 2019 - 18:20

Dutra em breve terão perto de casa um local apropriado para descartar gratuitamente entulho, móveis velhos, metais, restos de podas, madeiras, vidros, isopor e gesso. Em fase final de construção, o novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) terá 500m2 de área, na esquina da rua Maria Paula Mota com avenida João Bassi. Esta é a vigésima unidade do serviço, que integra a política de Gestão de Resíduos Sólidos da Prefeitura de Guarulhos.

Iniciada em dezembro do ano passado, o PEV Presidente Dutra já conta com cercamento e edificação de apoio concluídos. No momento, servidores do Departamento de Manutenção e Conservação da Prefeitura fazem concretagem da área para caçambas estacionárias, instalação de concertina e pintura. A previsão de término é até o final do próximo mês de abril.

Em todas as etapas, a obra tem a sustentabilidade como diretriz. Foi priorizada a reutilização de materiais e peças recebidas nos demais PEVs da cidade, como janelas, louças sanitárias, pisos e azulejos. Para adequação do piso externo será utilizada brita (pedriscos) obtida a partir do beneficiamento de entulho realizado pela usina da Proguaru.

A expectativa é que os moradores colaborem com a limpeza da cidade, utilizando o equipamento para descartar inservíveis. "Este é um passo importante na política de resíduos sólidos da cidade, entretanto, para que o objetivo seja plenamente alcançado, é essencial que as pessoas colaborem fazendo uso do PEV, em vez de optarem pelo descarte irregular que suja a cidade e traz muitos prejuízos a todos", afirma Edmilson Americano, secretário de Serviços Públicos.

Guarulhos possui atualmente 19 Pontos de Entrega Voluntária que são destinados a atender os geradores e transportadores de pequena quantidade de resíduos. Cada munícipe pode entregar diariamente até 1m³ de resíduos por dia, o que equivale a doze carrinhos de mão cheios ou a 20 sacos de 50 litros. Os PEVs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h, e aos sábados das 8h15 às 15h30. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura de Guarulhos www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/pev.

Imagens: Jackson Argolo / SSP-PMG