Pinacoteca Virtual exibe série de imagens em reverência a Nossa Senhora de Bonsucesso

Quinta, 06 de Agosto de 2020 - 11:16

No mês em que é celebrada a 279ª Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso, a Prefeitura de Guarulhos disponibiliza a série Devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso, coleção de imagens registradas pelo fotógrafo Alexandre de Paulo. As fotos, disponíveis no link da Pinacoteca Virtual no site oficial da Prefeitura, no endereço https://www.guarulhos.sp.gov.br/pinacoteca-virtual, integram o acervo da Seção de Artes Visuais da Secretaria de Cultura.

A série reúne 30 imagens em preto e branco, tiradas durante a 262ª Festa de Bonsucesso, realizada em 2003. Alexandre de Paulo registrou a participação de homens e mulheres em eventos significativos da festa como a Carpição, momento marcado por extrema religiosidade. “Minha preocupação foi mostrar a fé, a devoção e o poder curativo da terra, mantendo assim a memória desta tradição que se perpetua na cidade há quase 300 anos”, explica de Paulo.

De acordo com o fotógrafo, as imagens também destacam o convento das freiras, localizado na parte de trás da Capela Nossa Sra. Aparecida, no bairro Inocoop, e os objetos deixados pelos fiéis na sala dos devotos, que fica no Santuário de Nossa Senhora do Bonsucesso. Todo o acervo dessa exposição foi doado pelo fotógrafo à Prefeitura de Guarulhos em 2004.

Adriana Lins, responsável pela Seção de Artes Visuais da Secretaria de Cultura, explica que tornar parte do acervo artístico acessível aos munícipes, por meio digital, foi a alternativa encontrada neste período em que as exposições estão suspensas por conta da pandemia. “A Pinacoteca Virtual tem como um de seus objetivos disponibilizar todo o acervo de forma digital, para que as obras e seus artistas possam chegar ao maior número de pessoas”, enfatiza Adriana.

A Pinacoteca Virtual oferece acesso aos trabalhos e informações sobre artistas plásticos, fotógrafos e desenhistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros. Para saber mais acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/pinacoteca-virtual.

Imagens: Alexandre de Paulo/Acervo Secretaria de Cultura