Planejamento Escolar aborda Projeto Político–Pedagógico

Sexta, 06 de Março de 2020 - 18:29

Ao longo desta semana as escolas da Prefeitura de Guarulhos participaram do planejamento escolar. Gestores, coordenadores pedagógicos e professores discutiram as ações educativas que serão implementadas no decorrer do ano letivo, com foco no Projeto Político–Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar.

Pautada pela Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários (QSN) 2019, a EPG Evanira Vieira Romão, na Vila Augusta, destacou o compromisso estabelecido coletivamente em atender os sonhos e valores de toda comunidade escolar para a construção de uma sociedade humanizadora. Para Roberta Marques da Luz Felix, coordenadora pedagógica da EPG, é fundamental que a escola assuma suas responsabilidades tomando a iniciativa de proporcionar condições necessárias para a realização de seu trabalho e levá-lo adiante.

“O planejamento escolar resgatou aspectos importantes para discussão do PPP da escola e a importância de retomar a própria programação para o ano letivo. Hoje, o objetivo do nosso trabalho é a implementação do QSN 2019, aplicá-lo realmente no nosso dia a dia, de acordo com a realidade da nossa escola”, explicou Roberta.

Espaços reestruturados e lúdicos

A EPG Evanira Vieira Romão teve seus espaços transformados logo no início do ano por meio do projeto de salas ilustradas e personalizadas com as temáticas da educação infantil, assegurando os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

O projeto desenvolvido pela nova gestão em parceria com a equipe escolar teve início com a pintura nas portas das salas de aula. A proposta tem como alvo realizar um rodízio semanal com as turmas para que o professor apresente seus conteúdos e materiais de forma criativa para os alunos.

“Com a ideia de transformar os ambientes as crianças terão a oportunidade de vivenciar juntos momentos de grande aprendizado. Também foram realizadas mudanças significativas na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para que os pais e alunos se sintam cada vez mais acolhidos”, destaca a diretora na escola, Tania Kaiser, sobre as ações que darão continuidade para dentro das salas de aula e no corredor da unidade.

Atualmente a EPG Evanira Vieira Romão possui cerca de 380 alunos do Estágio I ao 5º ano e atende em dois períodos. A escola participa ainda do programa Educa Mais e esteve entre as melhores escolas municipais avaliadas pelo Ideb.

Proposta Curricular – Quadro de Saberes Necessários (QSN)

A reelaboração da Proposta Curricular constituiu-se por meio do diálogo com a rede municipal, fóruns, consulta pública com a comunidade escolar e homologação pelo Conselho Municipal de Educação (CME). Foram dias de intensos debates, encaminhamentos, decisões e muita dedicação dos envolvidos no processo.

A presente proposta curricular assume o compromisso e valoriza a história, a trajetória e a concepção de educação em Guarulhos explicitada na primeira edição do QSN, que considera que os educandos têm o direito a uma educação humanizadora, emancipatória e de qualidade, que visa a acolher e proporcionar às crianças, jovens e adultos aprendizagem e desenvolvimento integral.

O documento norteia as práticas pedagógicas, a formação dos educadores e a implementação de políticas públicas pautadas numa concepção de educação que reafirme o papel político, social e cultural da instituição escolar.

Fotos: Rodrigo Medrado