Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante recebe decoração especial

Terça, 06 de Agosto de 2019 - 17:55

O Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), equipamento da Prefeitura de Guarulhos instalado no Aeroporto Internacional de Cumbica, foi decorado com corações azuis no sábado (3) para marcar o encerramento da Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Guarulhos, também chamada de Campanha Coração Azul. Ao longo da semana diversas ações foram promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, como mobilização da população na região central da cidade, roda de conversa com profissionais e sensibilização de profissionais, entre outras.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, fez um balanço da semana. “A Campanha Coração Azul foi marcada por ações de conscientização para que as pessoas denunciem práticas criminosas. No mundo contemporâneo, elas não deveriam ocorrer. São práticas desumanas que ferem o princípio da dignidade humana. Faço um apelo para que denunciem casos de tráfico de pessoas para exploração de trabalho ou sexual”, afirmou o gestor.

Na sexta-feira (2) a programação contou coma palestra “Panorama Mundial acerca do Tráfico de Pessoas”, ministrada no Adamastor Centro aos funcionários da Pasta e da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad) pelo coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao tráfico de Pessoas do Estado de São Paulo (NETSP), Ricardo Alves.

Além de apresentar diversos indicadores, Ricardo explicou o modelo de atuação do núcleo, ligado à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, que se baseia na centralização de denúncias, registro unificado, inteligência de análise de dados e força-tarefa intersetorial com abrigamento imediato das vítimas com dignidade e reinserção laboral e social.

O município de Guarulhos realiza ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas através do PAAHM, equipamento ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. O Posto Avançado funciona 24 horas, todos os dias, e atua na proteção e promoção de soluções humanitárias e solidárias aos migrantes, realizando aproximadamente cem atendimentos mensais que envolvem a identificação de possíveis vítimas de tráfico, refugiados, deportados e migrantes em geral. Casos de tráfico de pessoas podem ser denunciados anonimamente pelo disque 180 ou 100.

Imagens: Divulgação/PMG