Prefeitura apresenta dados técnicos para implantação do VLT na cidade

Terça, 05 de Fevereiro de 2019 - 18:00

Uma reunião na tarde desta terça-feira (5), no anfiteatro da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), marcou mais um passo junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para a implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) em Guarulhos. A direção de Transportes apresentou ao braço técnico da AFD, a CODATU (Cooperação para Mobilidade Urbana no Mundo em Desenvolvimento), dados técnicos referentes ao transporte público na cidade de Guarulhos.

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SCDTEI), Rodrigo Barros, destacou a importância de um projeto de longo prazo (20 anos) para que toda infraestrutura na área de transportes públicos possa se consolidar. A intenção é de que ainda no primeiro trimestre de 2019, a AFD e os técnicos da Prefeitura apresentem um estudo de pré-viabilidade do VLT.

"Foi muito importante montar uma equipe multidisciplinar de profissionais extremamente qualificados e que tenham vínculo com um plano de cidade inteligente", disse Barros.

O coordenador da equipe de técnicos da CODATU, Ethienne Lhomet, falou da importância do encontro. "É uma alegria muito grande estar aqui para desenvolver a mobilidade urbana de uma cidade tão gigante como Guarulhos", comentou.

Também estiveram presentes à reunião o secretário-adjunto da STMU, Márcio José Pontes, representando os secretários Paulo Carvalho, Transportes e Mobilidade Urbana, e Jorge Taiar, Desenvolvimento Urbano.

Um protocolo de cooperação foi firmado no dia 14 de dezembro pela Prefeitura com a Agência Francesa para a implementação do sistema na cidade. Na próxima sexta-feira (8) representantes da AFD terão um novo encontro para a discussão do projeto, com a presença do prefeito Guti.

Imagens: Sidnei Barros/PMG