Prefeitura discute Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil

Quinta, 13 de Dezembro de 2018 - 12:39

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) reuniu representantes das secretarias municipais no Bom Clima na manhã desta quarta-feira (12) para a reunião quadrimestral do SIMPDEC (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil), iniciada em agosto.  O encontro objetivou a atualização do planejamento - que teve sua última publicação em 2004 – e discussão em conjunto em prol da plena execução de seus tópicos.

O Simpdec consiste na definição da política de minimização de desastres e recursos para assistência às vítimas e locais atingidos, além de estabelecer a Proteção e Defesa Civil como um sistema que integra a administração pública nessa missão. A reunião também discutiu o Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil – Plamcon, que está em sua fase final, e os próximos simulados de acidentes em que os agentes vêm estudando.

O coordenador da Compdec, Waldir Pires, reforçou a gravidade da temporada de chuvas e do trabalho em conjunto em prol da redução de riscos em uma cidade aeroportuária. “É um plano que contempla uma possível, ou até mesmo iminente, tragédia, uma vez que estamos rodeados por muitas empresas, fábricas e pelo aeroporto. Olhamos pelos riscos que existem no dia a dia, mesmo que o fenômeno natural seja imprevisível. Agradecemos o engajamento, pois é fundamental nesta missão”, concluiu o coronel.

Imagem: Sidnei Barros/PMG