Prefeitura divulga habilitadas da PPP de Iluminação Pública e data para abertura das propostas

Terça, 11 de Fevereiro de 2020 - 11:09

A Prefeitura de Guarulhos divulga no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (11) as empresas habilitadas e inabilitadas da parceria público-privada (PPP) de iluminação pública. A publicação, feita após a análise dos recursos administrativos e as respectivas contrarrazões, traz também a data para abertura das propostas comerciais, que será no dia 18 deste mês.

A conclusão ante os recursos administrativos e as respectivas contrarrazões analisadas foi a da manutenção da habilitação dos consórcios Engie-Terwan, que inclui Engie Brasil, Terwan e Sadenco, e Ilumina Guaru, do qual fazem parte as empresas Brasiluz, FM Rodrigues, Conasa, Engeluz, Fortnort e Tecnoluz. A inabilitação do Consórcio Guarulhos IP foi reconsiderada em função do recurso administrativo apresentado, passando assim a ser considerado habilitado e, por fim, a manutenção da inabilitação do Consórcio Smart Light, que acabou ficando fora da disputa.

Após a abertura das propostas comerciais e a declaração da vencedora será feita a homologação e assinatura do contrato de prestação de serviços. A partir daí, o prazo para a ampliação da iluminação, bem como da troca das luminárias antigas por modernas lâmpadas de LED, é de dois anos e meio.

A concessão administrativa da prestação dos serviços de iluminação pública nas vias inclui desenvolvimento, modernização, ampliação, eficientização energética, operação e manutenção do sistema e prevê investimentos na ordem de R$ 624,3 milhões, o que contempla a troca das 65,8 mil luminárias antigas por modernas luminárias em LED e a ampliação do sistema com mais 7,3 mil novos pontos, totalizando cerca de 73 mil luminárias de LED, o que deverá reduzir o consumo de energia em até 60%. As luminárias de LED são resistentes a vandalismo e têm vida útil muito maior que as convencionais.

Foto: Diego Secco/PMG