Prefeitura divulga Planejamento Estratégico Intersecretarial com 117 metas para 2019

Quinta, 09 de Maio de 2019 - 20:38

O prefeito de Guarulhos, Guti, apresentou nesta quinta-feira (9) as 117 ações do Planejamento Estratégico Intersecretarial para 2019, embasado em três frentes temáticas: Desenvolvimento Econômico e Urbano, Governança Municipal e Desenvolvimento Social e Humano. A divulgação do material, que pode ser acessado no portal da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br/plano-estrategico-intersecretarial-2019), ocorreu em coletiva de imprensa no Paço Municipal, no Bom Clima.

Acompanhado do secretariado, Guti explicou que as 117 ações foram traçadas em conjunto com a força de trabalho do projeto Guarulhos 2040, que propõe beneficiar as próximas gerações com a construção de um município referência em desenvolvimento sustentável e tecnológico.

Desenvolvimento Econômico e Urbano

Um dos maiores destaques desse segmento é a implantação do Passe Livre Estudantil, que irá permitir a gratuidade da tarifa para os munícipes que se deslocam com transporte público para as instituições de ensino. "O projeto é uma ambição do Governo desde 2017 e sua concretização se aproxima conforme as dívidas são pagas. Pretendemos apresentá-lo à população em novembro", afirmou Guti.

Os tópicos também elencam projetos de pavimentação e recapeamento; instalação de 200 áreas de lazer (parquinhos e academias populares); fim do rodízio de água; recuperação do Aterro Sanitário; Castramóvel; ampliação da coleta seletiva; reforma de mil pontos de ônibus; fiscalização das entradas da cidade com câmeras (Cerca Digital); entre outros.

Governança Municipal

Entre outros destaques, planeja-se uma força-tarefa de Zeladoria; a instalação de um aplicativo para que o munícipe protocole solicitações; a ampliação de medidas contra a corrupção; o plano de carreira para servidores e a modernização do Canal de Atendimento ao Cidadão - Fácil. Outros temas citados na lista já foram implantados, como a conquista do Regime Próprio, criado em parceria com os funcionários públicos, o Procon On-line e o concurso para inspetores fiscais.

Desenvolvimento Social e Humano

A saúde é contemplada nessa divisão com grandes entregas, como as reformas do PA Paraíso e das últimas alas e UTI do Hospital Municipal de Urgências (HMU); a inauguração da UBS Água Chata e o início das obras da Policlínica Paraventi. A secretária de Saúde, Ana Cristina Kantzos, enfatizou a otimização do sistema. "Vamos informatizar toda a rede para tornar o raio-x diário da saúde acessível, a tecnologia também nos beneficiará com mais controle sobre o fornecimento de insumos. Isso é positivo em mais um objetivo: a regularização do abastecimento de medicamentos", explica.

Além disso, para o prefeito Guti, um dos maiores enfoques é "capacitar para que o emprego seja do guarulhense". Por isso, a Secretaria do Trabalho terá a missão de lançar 11 novos cursos permanentes do Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO); o programa Nova Chance - que irá instruir cinco mil pessoas -; e feirões de emprego com oferecimento de milhares de vagas.

Já a Educação terá a inauguração de três CEUs (Itapegica, Continental e Bonsucesso); a entrega, construção e manutenção de creches (cinco novas e reforma de 16), edificação de três escolas, mais 20 conveniadas, o fim das escolas de lata (EPGs Jean Piaget e Mário Lago), o reconhecimento de 50 escolas bilíngue pelo MEC, entre outros.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG