Prefeitura e Agência Francesa firmam parceria para estudar a implantação do VLT na cidade

Sexta, 14 de Dezembro de 2018 - 17:00

A Prefeitura de Guarulhos e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) firmaram na manhã desta sexta-feira (14), no Paço Municipal, um protocolo de cooperação para a implementação de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade. A intenção é de que ainda no primeiro trimestre de 2019, a AFD e os técnicos da Prefeitura apresentem um estudo de pré-viabilidade do VLT em Guarulhos, identificando nos próximos meses os principais corredores de alto tráfego do município, a relevância de um sistema de transporte em via exclusiva para atender aos problemas de mobilidade e de acessibilidade da cidade. O estudo deve mostrar também um primeiro traçado possível, entre outras ações.

“A assinatura desse acordo é fundamental para que Guarulhos possa avançar na área de mobilidade urbana. Acredito que este estudo trará uma solução importante para nossa cidade e, por isso, vamos trabalhar muito juntos”, comentou o prefeito Guti.

O secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, responsável pela aproximação do município com a AFD em reuniões no Brasil e na Europa, destacou a possibilidade de avanço na agenda de cidades inteligentes. “Já iniciamos uma conversa sobre outros temas, entre eles cidades inteligentes e um estudo sobre o Parque Tecnológico. Hoje celebramos uma parceria para o estudo do VLT, mas com outras oportunidades”, disse.

O Diretor Representante Regional Brasil Cone Sul da AFD, Philippe Orliange, comentou a parceria com Guarulhos.  “O projeto de transporte de massa da Prefeitura é muito interessante, pois há uma visão de desenvolvimento urbano. Estamos iniciando uma parceria e planejamos trazer alguns de nossos peritos já no início do ano que vem. Aproveito para dizer que temos interesse de sermos parceiros financeiros de Guarulhos utilizando todas as ferramentas que a AFD tem disponíveis para financiamento. Vamos analisar as possibilidades”, anunciou Orliange.

Investimento
Entre as ações que possibilitam a chegada de novos investimentos para Guarulhos, como os pretendidos pela AFD, está a eliminação de R$ 3,2 bilhões do total da dívida do município com a assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Públicos e Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do município de Guarulhos, que prevê a concessão dos serviços prestados pelo Saae à Sabesp. O contrato foi assinado na última quarta-feira (12), pelo prefeito Guti e o governador Márcio França, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

A iniciativa acabará também com o rodízio de água no município.  A partir do acordo entre Município e Estado, todos os bairros da cidade estarão livres do rodízio no abastecimento de água até dezembro de 2019.

Sobre a AFD

A AFD é o banco de desenvolvimento público inclusivo da França, comprometido em financiar e prestar assistência técnica a projetos que melhorem o cotidiano, tanto nos países em desenvolvimento como nos emergentes, bem como nas províncias francesas ultramarinas.

Também acompanharam a assinatura do protocolo de cooperação, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Taiar, e o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Giuliano Locanto.

Imagens: Sidnei Barros/ PMG