Prefeitura e Sesc exibem o documentário Cartas para Além dos Muros

Quarta, 04 de Dezembro de 2019 - 16:03

Nesta quinta-feira (5), às 19h30, o Sesc Guarulhos, em parceria com o programa IST/Aids e Hepatites Virais, da Prefeitura de Guarulhos, exibirá o documentário Cartas para Além dos Muros, do diretor André Canto. O filme será acompanhado de uma mesa de debates, abordando o tema HIV/aids, conduzida pelo próprio diretor, com participação do médico infectologista Ricardo Vasconcelos, da artista plástica e ativista Micaela Cyrino e do coordenador do programa IST/Aids e Hepatites Virais, Ricardo Gambôa. Os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência.

O evento integra o projeto Contato, que acontece nas unidades do Sesc São Paulo entre os dias 1º e 8 de dezembro e faz referência a uma ação de 1995, ano que a instituição se propôs a abordar o tema aids, um problema latente de saúde no País. Na agenda da Secretaria da Saúde, compõem as ações do Dezembro Colorido do Programa Movimenta Saúde, mês em que as ações de prevenção estão voltadas para três importantes datas comemorativas, o Dia Mundial da Luta contra Aids (1°), o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3) e o aniversário de Guarulhos (8).

O filme reconstrói a trajetória histórica do vírus HIV e da aids no imaginário brasileiro, desde a epidemia que tomou o mundo e deixou milhares de vítimas nas décadas de 1980 e 1990 até os dias atuais. Através de entrevistas com médicos, pessoas que vivem com o vírus, ministros, personalidades e representantes de movimentos conscientizadores sobre a epidemia, o diretor André Canto propõe uma reflexão sobre a evolução dos tratamentos e os desafios e estigmas ainda enfrentados por portadores de HIV.

Cartas para Além dos Muros (André Canto, Brasil, 2019, 85 min, 12 anos)

Dia: 05/12, quinta-feira, às 19h30

Local: Teatro do Sesc Guarulhos (rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200, Jardim Flor do Campo).

Entrada gratuita - retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Fotos: Divulgação/PMG