Prefeitura empossa conselheiros de Direitos da Pessoa Idosa

Terça, 13 de Março de 2018 - 16:30

Um público de aproximadamente 80 pessoas participou nesta terça-feira, dia 13, da posse dos 24 membros titulares do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, no auditório do Paço Municipal. A cerimônia contou com a presença do prefeito Guti, secretários municipais, representantes do Legislativo Municipal, membros da sociedade civil organizada, entre outros.

O prefeito destacou a importância do trabalho executado pelos conselheiros. “Precisamos muito da sabedoria, dedicação e trabalho de vocês. Para conseguirmos fazer políticas públicas de qualidade, temos que ouvir as demandas dos idosos, fazer valer o Estatuto dos Idosos para que toda sociedade o cumpra,” afirmou Guti.

Em 2010, segundo o prefeito, havia 100 mil idosos no município e, em 2018, esta população é de 162 mil. “Em quase dez anos, houve um crescimento de 62% e precisamos de políticas públicas para atendê-los da melhor maneira possível,” disse Guti.

Citando o artigo 8º do Estatuto do Idoso, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, destacou que o envelhecimento é um direito da pessoa e protegê-lo, é um direito social previsto na legislação. “Este é um evento importante para que cumpramos cada vez mais as políticas públicas voltadas à pessoa idosa. O plano de governo foi pautado também para seguir o Estatuto do Idoso”, declarou Alex. Ele salientou ainda a importância do trabalho em parcerias com a sociedade civil para a realização de projetos.

O secretário de Direitos Difusos, Lameh Smeili, lembrou da criação da Subsecretaria de Políticas para Idosos. “A defesa da dignidade da pessoa idosa está em primeiro lugar, por isso esta foi a primeira subsecretaria que pensamos em criar”, afirmou Lameh.

Já a secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto, abordou o crescimento da população idosa do país e a necessidade de políticas que garantam qualidade de vida. “Atualmente no Brasil há 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Em 2025, este número chegará a 32 milhões, fazendo com que o país ocupe o 6º lugar em idosos no mundo. Diante disso, é importante trabalhar políticas públicas em defesa das garantias dos direitos da pessoa idosa, promovendo melhor qualidade de vida àquelas que construíram o nosso país”, disse Papotto.

A solenidade contou com as presenças do subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elen Farias, diretor de Gestão Social, Ricardo Martins de São José Jr, diretora de Assistência Social, Patrícia Lins, diretora de Segurança Alimentar e Inclusão Social, Kesya Nascimento, entre outras autoridades.

Conselho

O Conselho é formado por 12 representantes da sociedade civil (eleitos no último dia 1º de março), 12 do poder público, e os respectivos suplentes. Instituído pela Lei Municipal nº 5.922, de 29 de julho de 2003, ele tem caráter normativo e deliberativo, é autônomo e permanente. O objetivo do Conselho é propor, deliberar, encaminhar e fiscalizar a implantação de políticas e programas ao idoso, garantindo o pleno exercício de sua cidadania. Também tem como missãoestabelecer normas e fiscalizar o funcionamento de instituições de longa permanência (ILPI) que prestam serviço à população idosa.

Conselheiros empossados: Sérgio Luiz Vallim da Rocha, Maria Cristina Souza Testai, Simone Aparecida Izabel, Michelle Antonia da Silva Rovira, Cláudio Sebastião Favatto, Sheila Maria da Silva Ishi, Teresinha Ivani Cogo, Rosa Maria Rogério Silva, Valdério Pereira Silva, Zenaide Athanazio, Isaura Amaral Ostan, Maria Lucia de Oliveira Celestino, Maria do Amparo Caldeira, João Luis Silvanatino de Campos, Virgínia Conceição Salvador, Ivone Valentin de Souza, Suzana Nunes Malecka, Mario Pedroso Filho, Sirlei Geraldeli Gomes, José Pereira da Silva, Cristiane Cau Groschi, Josevilte Martins Melo, Sérgio Luis Rubio, Sérgio Luis Rubio, Marcos Valentin Diniz, Felipe Marques de Mendonça, Willians Martins Cantuária, Cicera Maria da Cruza, Mario Feliciano, José Gabriel de Assis, Josefa Gonçalves de Santana Leôncio, Tiago Geraldo do Nascimento, Leiliane Jaciara da Silva, Solange Mirian Serra, Neusa Cavalcante dos Santos, Viviane Barbosa dos Santos, Nivaldo Feliciano Gomes, Thais Renesto Rodrigues, Maurício Segantin Junior, Devanir Cavalcanti de Lima, Nelsi Leite da Costa Oliveira, Benedito Fontes Morgado, Rosana Geraldeli de Brito, Angelina Tainan Fernades de Jesus, Regislaine Leoncio Pereira, Zenaide Gomes de Abreu e Artur de Siqueira Ferreira.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG