Prefeitura entrega certificados para 400 alunos dos cursos de capacitação e geração de renda

Quarta, 18 de Dezembro de 2019 - 15:23

Com o Teatro do Adamastor Centro lotado, 400 alunos dos cursos gratuitos de capacitação profissional e geração de renda– depilação, corte e costura, manicure,cabeleireiro, culinária japonesa, doces e sobremesas, culinária para buffet, panificação artesanal e cuidador de idosos – receberam nesta quarta-feira (18) os certificados de conclusão. O prefeito de Guarulhos, Guti, acompanhado do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, entregou os certificados para os representantes dos cursos.

O prefeito destacou a importância da Assistência Social no auxílio às pessoas. “A Pasta é prioritária e atua em diversas frentes ajudando as pessoas tanto na empregabilidade como no seio familiar, e quero que as pessoas tenham chance de mudar sua própria vida.Neste ano batemos mais de mil pessoas nos cursos, com um time muito competente da Assistência Social. E a meta é superar este número no ano que vem”, afirmou Guti.

Um ex-aluno do curso de pizzaiolo, Anderson Gonçalves, apresentou o testemunho da transformação na sua vida a partir do curso. Desempregado, casado e pai de três filhos aos 39 anos, ele montou uma pizzaria e hamburgueria no fundo de sua casa, em Bonsucesso. “Com o curso, comecei a desenvolver em mim um empreendedor. Aprendi a fazer pizza e administrar um negócio. Tive medo no começo, mas o curso e o ensinamento deram certo. Hoje fazemos cerca de 30 a 35 entregas à noite. Como motorista, eu tirava cerca de dois mil reais por mês. E teve mês em que fizemos 14 mil reais brutos,” revelou Anderson.

Parabenizando o ex-aluno, Guti comentou seu depoimento. “O testemunho dele é show de bola. Ele deu uma guinada na vida. De empregado, depois passou a desempregado e hoje emprega três pessoas. É um testemunho de perseverança e superação. Os formandos hoje vão entrar em 2020 mudando a sua história também”, afirmou o prefeito.

Já o secretário agradeceu a toda a equipe da Pasta envolvida e aos parceiros, abordando a importância da qualificação profissional. “Na nossa vida, a formação é a base principal. Saber que hoje muitos vão receber pela primeira vez um certificado de formação porque estão tendo oportunidade que não havia antes é muito gratificante. E este será o primeiro de muitos cursos que irão auxiliar na inserção no mercado de trabalho. A assistência social é exatamente isso: mostrar que é possível trabalhar e ser inserido no mercado de trabalho através os cursos que ofertamos. Esta ajuda não seria possível sem o apoio dos formadores que trabalham com dedicação e afinco. Eles merecem todo nosso carinho, admiração e gratidão”, disse o gestor.

Ao longo deste ano, 1.110 pessoas foram contempladas pelos cursos de capacitação profissional e geração de renda, sendo 645 com cursos na área da beleza e 407 na área de alimentação. Entre eles está incluído o grupo de assistidos pelo Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino – Residencial Bambi,que estavam em situação de rua e participaram do programa Nova Chance, sendo que alguns obtiveram trabalho. O programa, em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), oferece curso de panificação e pizza com foco em geração de renda na casa de acolhimento.

Capacitação e geração de renda

Os cursos são gratuitos, voltados às pessoas maiores de 18 anos, residentes no município e de baixa renda, com o objetivo de inserção no mercado de trabalho e ainda servir de alternativa de renda familiar. Eles têm duração de três meses.

As aulas são descentralizadas em locais como Restaurante Escola Praça Gourmet (Centro), Fundo Social de Solidariedade (Gopoúva), Casa de Laudelina (Jardim Zaira), Hotel Santa Mônica (Recreio São Jorge), Instituto Acolher (Jardim Bom Clima), Núcleo Batuíra (Residencial Bambi), Avic – Associação de Valorização e Integração das Comunidades Guarulhos (Jardim Presidente Dutra), Aciseg – Associação Cultural Interligada Social Esportiva Guarulhos (Jardim Bom Clima) e Instituto Redenção (Jardim Bom Clima).

As inscrições para novas turmas devem abrir em fevereiro de 2020 e mais informações podem ser obtidas no Restaurante Escola Praça Gourmet (praça Getúlio Vargas, s/nº - antiga Câmara Municipal, Centro – Tel.: 2468-2090).

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG