Prefeitura fiscaliza agências bancárias para evitar aglomerações

Segunda, 27 de Abril de 2020 - 17:59

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), realizou nesta segunda-feira (27) a fiscalização de agências bancárias em dois pontos da cidade. Os bancos, situados no Centro e no Jardim Paraíso, foram denunciados à Pasta por estarem gerando aglomerações e descumprindo o decreto 36.811, que determinou medidas para evitar a disseminação do coronavírus na cidade.

A SDU verificou que as agências estavam de acordo com o determinado pela municipalidade, mantendo seguranças do lado de fora do estabelecimento para orientar a população sobre a distância mínima de permanência, além da demarcação no solo. Os estabelecimentos também estavam disponibilizando álcool em gel 70% para os clientes no autoatendimento, nos caixas e nas mesas de atendimento e os funcionários estavam utilizando máscaras de proteção. Logo na entrada, os clientes estão sendo orientados sobre a obrigatoriedade de utilização de máscara para poderem receber atendimento.

Uma das unidades continha ainda cartazes com as determinações do decreto afixadas por todo o espaço de autoatendimento. De acordo com os funcionários de um dos bancos, as aglomerações acontecem em alguns momentos pois a população não aceita a orientação de espaçamento nas filas.

Os estabelecimentos que estão podendo exercer suas atividades devem instalar barreiras físicas (de vidro, acrílico ou similar) e promover a demarcação no solo para que os clientes permaneçam em espera a uma distância mínima de um metro uns dos outros. Além disso, em todos os estabelecimentos com atendimento presencial passa a ser obrigatório que os clientes estejam utilizando máscaras.

Ações de fiscalização

O grupo de ação do Pacto pela Vida, formado por agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, da Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana e da Polícia Militar, segue realizando fiscalizações diariamente por toda a cidade, inclusive no período noturno.

Denúncias sobre estabelecimentos que não estão acatando as determinações da Prefeitura de Guarulhos sobre a suspensão das atividades ou sobre medidas de segurança devem ser feitas à SDU pelos números 153 ou 2453-6700 / 6701 / 6705.

Fotos: Márcio Lino/PMG