Prefeitura forma primeira turma do curso de Soroban

Quarta, 05 de Julho de 2017 - 15:46

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Assuntos Difusos - SAD e da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, formou a primeira turma do curso de Soroban nesta quarta-feira (5). O secretário da Pasta, Lameh Smeili, e o subsecretário Toninho Messias, participaram da cerimônia, realizada na sede da Subsecretaria, localizada na rua Alberto Hinoto Bento, 49 – Macedo.

Ao parabenizar os formandos, Lameh Smeili disse que a SAD fará o possível para dar condições à subsecretaria no desenvolvimento de trabalhos e para que a Pasta seja referência para outras cidades com cursos como esses. “Aqui se vê exemplo de humanidade e ternura e a certeza de que só o amor constrói. A riqueza do ser humano está na sabedoria e com conhecimento se conquista o restante”, afirmou.

Já o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, lembrou que esse primeiro curso será multiplicador do projeto e mostrará que os deficientes existem. Messias também falou sobre o seu empenho para que todas as edificações tenham acessibilidade. “A nossa luta é para que cada pessoa com deficiência tenha acessibilidade; assim, as estatísticas numéricas perdem a importância”, disse Messias.

A pedagoga Vanessa Carrilho Lanzarotto explicou que a primeira turma foi formada por cegos que perderam a visão recentemente, professores, estudantes e servidores públicos. O curso teve a duração de 60 horas/aula e a turma é reduzida porque tem um processo mais lento de adaptação à nova condição de deficiência. “É com muita alegria que entregamos os certificados”, afirmou Vanessa, que na oportunidade entregou ao secretário Lameh Smeili o livro “A felicidade das borboletas”, de autoria de Patrícia Engel Secco, publicado também em braile.

Nova turma

As inscrições para a segunda turma do curso de Soroban estão abertas até 21 de julho. As aulas serão realizadas a partir de 08 de agosto. Os interessados poderão inscrever-se pelo fone 2414-3685.

Nesse curso os participantes aprendem a fazer cálculos matemáticos, como as quatro operações, potenciação, raiz quadrada, fatoração, MDC e MMC, operações com números decimais, e com frações e números mistos.

O Soroban é um instrumento que foi desenvolvido no Japão há mais de 2.500 anos, e conquistou adeptos em vários países. Foi adaptado para deficientes visuais por Joaquim Lima de Moraes, professor português especialista em deficiência visual.