Prefeitura forma profissionais do transporte escolar no atendimento de pessoas com deficiência

Segunda, 05 de Setembro de 2022 - 15:40

No último sábado (3) 25 condutores e auxiliares do transporte escolar participaram do curso gratuito para atendimento de pessoas com deficiência no transporte escolar no auditório da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), no Macedo. Promovida pela Prefeitura de Guarulhos, a iniciativa visa a compartilhar conceitos, técnicas e formas de abordagens mais adequadas para o transporte seguro desses estudantes, além de sensibilizar os profissionais.

O curso é obrigatório para os que pretendem trabalhar com o segmento e segue a lei municipal 6.768/2010. Foram apresentados os tipos de deficiência existentes, os participantes foram estimulados a repensar seus métodos de abordagem e possibilidades para resolver conflitos dentro do veículo escolar foram mostradas.

Segundo a educadora de trânsito Fernanda Oliveira Nascimento, que ministrou a formação, os estudos de casos na aula levantaram a necessidade de preparação do profissional que atende alunos com deficiência para que ele antecipe à criança situações que saiam da rotina dela, como alunos que podem ter crise epilética dentro do veículo ou ainda casos de discriminação.

Os condutores e auxiliares também experimentaram uma vivência em que o sentido da visão foi restringido (olhos vendados) e, com o auxílio de um guia, caminharam pelo quarteirão e puderam notar os desafios e possibilidades para guiar uma pessoa com deficiência.

A capacitação foi uma ação da SAI, integrante da Secretaria de Direitos Humanos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2414-3685.

Imagens: Divulgação/PMG