Prefeitura inicia Operação Estiagem de prevenção a incêndios

Segunda, 10 de Junho de 2019 - 18:05

A Prefeitura de Guarulhos deu início à Operação Estiagem 2019, que se estende até 30 de setembro, com o objetivo de minimizar os riscos de focos de incêndio da temporada de baixa umidade do ar e quedas bruscas de temperatura. Em cumprimento ao programa, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Guarulhos (Compdec) alerta a população sobre o perigo causado por balões, pontas de cigarro, fogo em lixo ou vegetação, entre outros. 

O coordenador da Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Pires, explica que a baixa umidade potencializa incêndios em matas e florestas, além de aumentar os riscos prejudiciais à saúde. "Algumas pequenas atitudes podem causar grandes estragos, como acender fogueiras e jogar cigarros ou fósforos à margens das rodovias, especialmente de carros em movimento. Soltar balões, por exemplo, é altamente perigoso e um crime ambiental previsto na Lei n 9.605/98". 

De acordo com a Compdec , os trabalhos desenvolvidos contarão com a participação de todas as secretarias municipais, população e órgãos como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Militar e Ambiental, Companhia de Saneamento Ambiental (CETESB) e a Sabesp.  

Denuncie 

Em caso de fumaça ou fogo, o órgão recomenda o acionamento do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199. Queimadas ilegais ou balões podem ser denunciados à Polícia Militar pelo 190 ou por meio do Disque Denúncia Verde da Secretaria de Meio Ambiente, caso o fogo seja em vegetação: 0800 772 2006. 

Imagem: Divulgação