Prefeitura lança livro de receitas saudáveis com reaproveitamento integral de alimentos

Quarta, 16 de Outubro de 2019 - 14:27

Em comemoração ao Dia mundial da Alimentação celebrado nesta quarta-feira, dia 16, a Prefeitura lança o volume dois do livro “Saúde com Casca e Tudo”, composto por receitas saudáveis com reaproveitamento integral de alimentos.  Com 32 páginas, o livro está disponível na internet, no link http://bit.ly/2ISzCFy. As receitas foram criadas e testadas pela equipe técnica do Departamento de Segurança Alimentar e Inclusão Social da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

Nesta segunda edição há receitas salgadas e doces (incluindo sucos) e dicas que ressaltam os benefícios do aproveitamento integral dos alimentos,  que proporciona maior riqueza e variedade de cardápios, custo reduzido e preparo rápido. Algumas receitas foram criadas por alunas do curso de Capacitação em Segurança Alimentar ofertado pela Prefeitura em 2017.

Este ano, o tema definido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para o Dia Mundial da Alimentação comemorado em 150 países é “Nossas ações representam o nosso futuro: dietas saudáveis para um mundo fome zero”. O objetivo deste dia é estimular a sensibilização e a ação em escala mundial em favor das pessoas que sofrem com a fome e garantir a segurança alimentar e nutricional para todos.

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) em 2017, 1/3 de todo alimento produzido no mundo foi desperdiçado, o que equivale a 1,3 bilhão de toneladas de comida.  No Brasil, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas a cada ano, o que daria para alimentar 19 milhões de pessoas.

As publicações online:

Saúde com Casta e Tudo Livro de Receita 1:  http://bit.ly/2MnZ34d

Saúde com Casta e Tudo Livro 2: http://bit.ly/2ISzCFy