Prefeitura leva Programa Lixo Zero e Semana do Conhecimento a estudantes

Sexta, 07 de Junho de 2019 - 19:03

Estudantes de cursos técnicos matriculados no Instituto Natasha Franco Vieira, no Cocaia, receberam na manhã desta sexta-feira ( 7), palestras explicativas sobre ações da Prefeitura para promover conscientização ambiental e fomentar ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em Guarulhos.

Na atividade, a divisão técnica de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos apresentou o Programa Lixo Zero. Já o departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação as SDCTI, detalhou a Semana do Conhecimento, evento que mobiliza alunos do ensino infantil, básico, médio, técnico, universitários e empreendedores.

Com o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, na edição deste ano a Semana do Conhecimento será realizada seguindo diretrizes do Programa Lixo Zero, visando a sustentabilidade do evento.

Conforme relatado na palestra, o Lixo Zero  desperta a atenção da sociedade sobre a necessidade de redução da geração de resíduos e do descarte irregular de lixo, bem como  aumento do reaproveitamento e reciclagem de materiais diversos, da compostagem e do engajamento dos cidadãos na coleta seletiva.

Os participantes também foram alertados sobre os impactos negativos que as agressões ao meio ambiente causam ao município, como enchentes e o alto custo no serviço de recolhimento, transporte e destinação do lixo produzido e receberam orientação sobre fazer o correto descarte de lâmpadas, óleo vegetal e pilhas.

Sobre a Semana do Conhecimento, os alunos foram estimulados a participar inscrevendo projetos para a Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos FECEG. As inscrições seguem até 02 de setembro, por meio do endereço eletrônico: https://semanadoconhecimento.guarulhos.sp.gov.br/2019.

Realizada no mês de outubro, a Semana do Conhecimento mobilizou cerca de 10 mil pessoas na edição de 2018, se consolidando como o principal evento do gênero realizado no município. A ação é parte de uma política pública de ciência, tecnologia e inovação que está sendo fomentada em Guarulhos pela secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação - SDCETI.