Prefeitura libera importante via de acesso para lateral da Via Dutra na Vila Venditti

Sexta, 31 de Maio de 2019 - 16:46

Após meses em obras, a Prefeitura de Guarulhos liberou nesta sexta-feira (31) o tráfego de veículos e pedestres na rua Soldado Antônio Martins de Oliveira, na Vila Venditti, que dá acesso à via lateral da rodovia Presidente Dutra (sentido Rio de Janeiro) e serve de alternativa para a avenida Guarulhos, evitando assim transtornos no trânsito local, em especial de carretas e caminhões sob o viaduto da Via Dutra. O prefeito Guti vistoriou os trabalhos e acompanhou o procedimento de abertura do acesso.

Na oportunidade, Guti fez questão de salientar que a obra foi realizada sem verba pública. “Essa obra é vital e de grande complexidade para essa região, pois retira os caminhões da avenida Guarulhos, desafogando o trânsito local e o melhor é que não teve dinheiro público. Guarulhos precisa fazer boas parceiras, a cidade tem que avançar e parcerias inteligentes são muito saudáveis”, ressaltou o prefeito.

A via foi liberada após conclusão da obra de recuperação de galerias de águas pluviais e tubulações existentes no córrego Itapegica, no trecho entre a rodovia e a rua Soldado Antônio Martins de Oliveira. A intervenção também incluiu a recuperação asfáltica e foi executada pela empresa GLP, com recursos da Rec Log 411 S/A, proprietária da área, e da C&C Casa e Construção, que loca o espaço, num total de R$ 2,7 milhões.

Complexidade

Os trabalhos foram iniciados em novembro do ano passado com prazo de término de 150 dias. O local permaneceu interditado nesse período por questões de segurança, uma vez que a via sofria risco de solapamento, ou seja, o asfalto poderia ceder devido a problemas na antiga canalização do córrego, atingindo não só a pista, mas também a área de estacionamento do referido imóvel. Técnicos da Secretaria de Obras realizaram o monitoramento de toda a execução dos trabalhos.

O projeto contemplou a recuperação da galeria subterrânea, com a substituição de toda a tubulação; execução em concreto projetado armado para recuperação da pavimentação, levando em conta que a via recebe um intenso fráfego de caminhões; reforma do canteiro central e meio fio, além de postes de iluminação.