Prefeitura realiza aferição de equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito

Quinta, 20 de Janeiro de 2022 - 17:01

Teve início nesta quarta-feira (19) a aferição de 28 equipamentos de fiscalização eletrônica de infrações de trânsito instalados pela Prefeitura de Guarulhos. Os primeiros endereços visitados pelas equipes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) foram os cruzamentos das ruas João Gonçalves e Sete de Setembro e das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes (sentido bairro), ambos na região central da cidade. O trabalho conta com o apoio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).

As aferições dos equipamentos garantem a eficiência e a transparência no processo de fiscalização eletrônica. Os resultados têm validade de 12 meses. Além disso, contribuem para preservar vidas no trânsito, uma vez que detectam infrações de excesso de velocidade, avanço semafórico e permanência sobre a faixa de pedestres.

O titular da STMU, Luigi Lazzuri Neto, reforçou a importância da realização periódica das aferições como forma de garantir a segurança no trânsito. “Os equipamentos de fiscalização eletrônica são essenciais para a redução do número de acidentes e, por isso, devem estar no mais perfeito estado de conservação de acordo com a lei vigente. Nossa meta é garantir a transparência nesse processo e fazer com que os equipamentos funcionem perfeitamente e cumpram o seu papel de preservar vidas no trânsito”, afirmou.

O cronograma de aferições em Guarulhos foi estabelecido pelo Ipem e pelo Inmetro conforme a disponibilidade dos órgãos, considerando os pontos críticos com possibilidade de trabalho noturno e também durante o dia. A STMU pede a compreensão da população pelos eventuais transtornos causados pelo bloqueio temporário de vias.

Até o dia 1º de fevereiro serão aferidos outros 26 dispositivos nos endereços relacionados a seguir:

Viaduto Cidade de Guarulhos X Av. Monteiro Lobato - Sentido Bairro/Centro

Av. Paulo Faccini X Av. Monteiro Lobato - Sentido Centro/Bairro

Av. Papa João Paulo I X Av. Rio Real - Sentido Bairro/Centro

Av. Monteiro Lobato X Rua Claudino Barbosa - Sentido Centro/Bairro

Av. Júlio Prestes X Av. Emílio Ribas - Sentido Centro/Bairro

Av. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, altura do n° 3.653 - Sentido Bairro/Centro

Av. Dr. Timóteo Penteado, próximo ao n° 4.072 – sentido Centro/Bairro

Av. Pres. Tancredo de A. Neves, (próximo à Pfizer) – sentido Bairro/Centro