Prefeitura recebeu 52 mil toneladas de materiais recicláveis em 2019

Quinta, 13 de Fevereiro de 2020 - 15:14

Imagine uma montanha formada por 52 mil fusquinhas. Esta foi a quantidade de materiais recicláveis, como entulho, plástico, eletroeletrônicos, vidro, madeira, gesso, metais, papel, pneus, móveis velhos, isopor, entre outros, entregues pela população nos 22 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura em diferentes bairros da cidade. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (12) pela Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela gestão dos pontos.

A colaboração da população é fundamental para a manutenção da limpeza da cidade, preservação do meio ambiente e economia de recursos públicos, explica Rodnei Minelli, secretário de Serviços Públicos. “São 52 mil toneladas de materiais que deixaram de ser descartados nas ruas, rios, córregos e terrenos baldios. Desta forma, a cidade fica mais limpa e agradável, a Prefeitura reduz gastos com serviço de limpeza e o meio ambiente é preservado com o reaproveitamento de materiais. Esse número reforça a importância da ação conjunta entre a Prefeitura e o cidadão guarulhense para a construção de uma cidade melhor para se viver”, afirma Minelli.

Todo o material entregue nos PEVs é separado para destinação ambientalmente adequada. Resíduos da construção civil, que representam 58% dos materiais recebidos, por exemplo, são encaminhados à Usina de Reciclagem de RCC da Proguaru para transformação em agregado utilizado em obras de pavimentação, edificação e na fabricação de elementos pré-moldados. A madeira é transformada em cavaco para uso como biomassa e os recicláveis secos são encaminhados às cooperativas de catadores da cidade. Gesso e pneus seguem para recicladoras e a terra é encaminhada à área de transbordo e triagem (ATT) para reserva e reaproveitamento em obras.

Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)

Nos PEVs, cada morador da cidade pode entregar gratuitamente até 1 m3 (20 sacos de 50 litros) por dia de resíduos recicláveis, como restos da construção civil (ferro, argamassa, solo), móveis, eletroeletrônicos, poda de árvores, utensílios em geral, plástico, papel, vidro e metal. Os materiais recebidos são separados e têm destino ambientalmente correto.

Os PEVs Torres Tibagy, Jurema e Paraventi funcionam de domingo a domingo das 8h às 20h. Os demais atendem de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h, e aos sábados das 8h15 às 15h30. Para saber os endereços de todos PEVs basta acessar a página https://www.guarulhos.sp.gov.br/index.php/pontos-de-entrega-voluntaria-pev.

Fotos: Jackson Argolo/PMG