Procura pela Carteira do Idoso já cresceu 72,32% em relação ao ano passado

Sexta, 08 de Novembro de 2019 - 14:52

A procura pela Carteira do Idoso já aumentou 72,32% este ano em relação a 2018. Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Guarulhos, no ano passado foram emitidos 3.277 documentos, enquanto que até o último dia 31 de outubro foram 5.647.A Carteira do Idoso é um documento emitido para pessoas com mais de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos, obterem a gratuidade ou desconto de no mínimo 50% no valor das passagens interestaduais, de acordo com o Estatuto do Idoso (lei 10.741/03).

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, a busca pelo documento tem crescido substancialmente. Em 2016 foram emitidas 970 Carteiras do Idoso e, no ano seguinte, 1.395.  Se comparado a 2016 – último ano da gestão anterior –, o crescimento da procura foi de 523%.

O secretário de Assistência Social, Alex Viterale, justificou o aumento da demanda. “A descentralização do atendimento em relação aos programas e serviços contemplados pelo CadÚnico levou a informação ao conhecimento de uma parcela muito maior da população. A demanda, antes reprimida, aumenta a cada mês graças às ações pontuais nos diversos bairros do nosso município. A Carteira do Idoso é um exemplo disso, com cada vez mais idosos procurando o serviço”, explicou Viterale.

Este aumento, de acordo com a secretaria, se deve à divulgação do benefício nos mutirões do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que a Prefeitura promove nos bairros e também nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), além de publicações na imprensa.

Como solicitar

A solicitação da Carteira do Idoso deve ser feita em uma unidade doCras. É necessário que o interessado esteja inscrito no CadÚnicoe apresente o Número de Identificação Social (NIS). A Carteira do Idoso contem informações de identificação da pessoa, sua foto, o NIS e omunicípio em que vive.

Desde 2003, a gratuidade ou o desconto no valor das passagens interestaduais aos idosos nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário é um direito assegurado pelo Estatuto do Idoso. Atualmente, os idosos com comprovante de renda já têm acesso a descontos ou gratuidade em viagens interestaduais.

Mais informações podem ser obtidas em uma das unidades dos Cras, cujos endereçosestão no link https://www.guarulhos.sp.gov.br/centro-de-referencia-da-assistencia-social-cras.

Imagens: Márcio Lino/PMG