Procura por Sopa de Inverno nos Restaurantes Populares cresce mais de 104% esta semana

Sexta, 13 de Julho de 2018 - 12:45

A procura pela Sopa de Inverno, oferecida nas duas unidades do Restaurante Popular (Centro e Taboão), cresceu 104,5% esta semana em relação à semana passada, em razão das baixas temperaturas registradas. A média servida nas unidades era de 110 pratos de sopa por dia e, na última terça-feira, dia 10, a noite mais fria deste inverno, foram servidas 225 sopas em cada uma delas. O prato passou a ser oferecido no último dia 21 de junho, ao preço de R$ 0,50, e desde então, um total de 2.582 sopas foram servidas em ambos locais – 1.135 no Centro e 1.447, no Taboão.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, destacou a importância da ação. “Essa alimentação em alguns comércios é vendida por valores mais altos e, dessa forma, a população de baixa renda não consegue ter acesso. Por isso a Prefeitura fornece a R$ 0,50, possibilitando às pessoas se aquecerem e se alimentarem”, disse Viterale.

A diretora de Segurança Alimentar e Inclusão Social da Secretaria de Desenvolvimento de Assistência Social, Edjane Angelo Lourenço da Silva, destacou a importância de doações ao Banco de Alimentos da Prefeitura. “Atualmente, o Banco de Alimentos sobrevive de ajuda de doações de parceiros. Com a chegada do inverno e a oferta da Sopa de Inverno nos Restaurantes Populares Solidariedade Zilda Arns e Josué de Castro, necessitamos de mais parceiros dispostos a colaborar com doações”, afirmou a gestora.

Sopa de Inverno

A Sopa de Inverno é servida todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h30. Elaborada por nutricionistas, ela é balanceada e será disponibilizada à população até o dia 31 de agosto. O cardápio tem composição variada, mas será servida apenas uma opção por dia.

Além de aquecer o corpo nesta estação mais fria, o objetivo da ação é fornecer uma alimentação saudável e balanceada, combater o desperdício por meio do aproveitamento integral dos alimentos utilizados, os quais são doados pelo Banco de Alimentos, e ainda fortalecer a agricultura familiar, já que os alimentos são originários do Programa de Aquisição de Alimentos. No inverno do ano passado, os dois restaurantes serviram 17.623 sopas.

Imagem: Nicollas Ornelas/PMG