Projeto Conectando Boas Práticas reunirá os melhores projetos pedagógicos do país

Segunda, 12 de Agosto de 2019 - 16:06

Para valorizar e amplificar iniciativas de professores pelo Brasil, a Conectando Saberes, rede de professores apoiada pela Fundação Lemann, lança o 1º edital Conectando Boas Práticas. A ideia é criar um grande banco de dados com projetos pedagógicos transformadores e engajantes desenvolvidos por docentes em todo o país. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Educação.

Os melhores projetos irão integrar um banco de dados, serão transformados em e-books e os professores, convidados a apresentar suas iniciativas em seminários locais promovidos pelos núcleos da Conectando Saberes. O objetivo é permitir que outros educadores possam se inspirar e replicar as melhores ideias, dando ferramentas efetivas feitas de educador para educador.

Para participar basta se inscrever no site www.conectandosaberes.org/conectandoboaspraticas. Serão avaliados três tipos de projetos: práticas pedagógicas por professores; formação continuada por coordenadores pedagógicos; e políticas pedagógicas por diretores escolares. É preciso que as iniciativas tenham impacto positivo no aluno e na escola, estejam alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sejam replicáveis em todo o Brasil e promovam o protagonismo do estudante ou da comunidade escolar.

As inscrições vão até o dia 9 de setembro. Após este período, os projetos serão avaliados por educadores que integram a rede Conectando Saberes. Em outubro e novembro seminários com as melhores práticas irão acontecer pelo país, possibilitando a troca de informações e a valorização de nossos docentes.

Para mais informações, acesse https://conectandosaberes.org/conectandoboaspraticas/duvidas-frequentes/.

Sobre a Conectando Saberes

De professor para professor: este é o espírito da rede Conectando Saberes. Desde 2015, quando foi criada com o apoio da Fundação Lemann, a Conectando Saberes cresceu bastante. Começou com 30 professores de escolas públicas que transformam a educação dentro de suas salas de aula e chegou a uma rede com mais de 500 membros, representados em mais de 60 núcleos nas 27 unidades federativas do Brasil. Isso mostra que é possível atrair mais professores inspiradores e potencializar a força transformadora da profissão docente, intensificada quando se pensa em ações para a educação brasileira.

Sobre a Fundação Lemann

A fundação trabalha por uma educação pública de qualidade para todos e apoia pessoas e organizações que dedicam suas vidas a solucionar os principais desafios sociais do Brasil. Trata-se de uma organização familiar, sem fins lucrativos, que atua sempre em parceria com governos e outras entidades da sociedade civil de maneira plural, inclusiva e buscando caminhos que funcionam na escala dos desafios do Brasil. Realiza projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoia centenas de pessoas e organizações que trabalham por um Brasil melhor.