Projeto Futebol de Rua pela Educação é inaugurado na EPG Pixinguinha

Segunda, 17 de Junho de 2019 - 18:47

A Prefeitura de Guarulhos, em parceria com o Instituto EDP, realizou na última quinta-feira (14), o evento de inauguração do Projeto Futebol de Rua pela Educação, na EPG Pixinguinha, na região do Pimentas. A cerimônia contou com a participação de aproximadamente 100 alunos, gestores, patrocinadores, representantes da secretaria de Esporte, além das presenças do subsecretário de Educação, Fernando Moraes, e do prefeito Guti, que participou de uma aula inaugural de futebol.

Guti elogiou as iniciativas sociais que a EDP vem realizando em Guarulhose agradeceu a equipe de professores responsáveis pelo projeto. “Só tem um jeito de dar certo e fazer com que o projeto seja de sucesso, que é ter uma equipe que acredita que é possível transformar a vida de muitas crianças, através dos professoresque fazem acontecer diariamente, formando cada aluno,afinal eles são os verdadeiros ‘craques’. Guarulhos é o maior cliente da EDP, portanto é preciso cada vez mais iniciativas importantes como essa, expandindo o projeto para outras regiões da cidade”, destacou o prefeito.

O projeto social atenderá cerca de 160 crianças no contra turno escolar, entre 7 e 12 anos, de três escolas da Rede Municipal. Durante o ano, serão realizadas aulas educativas e atividades de inclusão cultural, como visitas aos estádios e torneios de futebol entre os alunos.

Cidadania e inclusão esportiva

Fernando Moraes explicou que a educação e a cidadania não se constroem sozinha, cidadãos se fazem por meio desse processo de andar sempre juntos. “A educação enquanto política pública não se faz sozinha, nós precisamos ter esse olhar de trabalhar junto à comunidade, com as organizações do terceiro setor. Esse projeto Futebol de Rua é muito importante, pois muda os paradigmas e fortalece as propostas de educação pública, como por exemplo,quando se fala da escola de tempo integral e a possibilidade de trazer a rua para dentro da escola, através dos saberes, a troca de experiências, que certamente deixará o aprendizado mais divertido”, explica o subsecretário.

A expectativa com o projeto era nítida nos olhos do aluno Ruan Victor, 10 anos, do 5º ano. “Quero muito aprender a fazer embaixadinha”. A aluna Agatha Silva também estava empolgada para participar da ação. “Eu quero aprender a jogar futebol, porque futebol não é coisa só de menino, mas de menina também”, contou.

No último dia 10, o Instituto EDP realizou também o evento de inauguração do projeto Brincando com pipas, que conscientiza crianças e adolescentes de escolas municipais, do 1º ao 5º ano, a brincarem com segurança, além de alertar para os riscos da proximidade com a rede elétrica. Os alunos participaram de ações que envolveram palestras, desenvolvimento de projetos, além da contação de histórias com a CIA Passarinho.

Instituto Futebol de Rua

O Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos com sede em Curitiba (PR) que, desde 2006, utiliza o esporte e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento social, atuando em prol da inclusão esportiva, cultural e social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e também, em prol da formação profissional de jovens aprendizes.

Imagens: Márcio Lino/PMG