Projeto Guard forma alunos da EPG Cerqueira Cesar

Sexta, 16 de Agosto de 2019 - 16:39

Mais de 70 alunos das turmas do 5º ano da EPG Cerqueira Cesar, na Ponte Grande, receberam na manhã desta sexta-feira (16) certificados de conclusão do curso de prevenção ao uso de drogas ministrado pelo Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (GUARD), da Guarda Civil Municipal (GCM). Concebido em conjunto entre as secretarias de Educação e Assuntos de Segurança Pública, o projeto visa a fomentar e propagar lições de conscientização e aprendizado de cidadania, prevenção contra o uso de drogas e a prática da violência.

A formatura contou com a presença de familiares, educadores e autoridades. O prefeito Guti fez parte da mesa e das entregas dos certificados, juntamente com o secretário de Educação, Paulo Matheus, o coordenador pedagógico-geral do Guard, Washington Luiz de Santana, e a diretora da unidade escolar Cleonice Ximenes.

“Essa formatura é extremamente importante não só para as escolas, mas para a cidade de Guarulhos. O Guard vem avançando diariamente e nosso objetivo é levar para todas as unidades escolares esse projeto maravilhoso, com informação e formação. O Guard começou a ganhar não só Guarulhos, mas o Brasil. Tenho certeza de que, munidos de informação e com todo o conhecimento que essa formação proporciona,nossos alunos não cairão nessa armadilha que são as drogas”, destacou Guti.

Durante o encontro, os alunos da unidade escolar fizeram apresentações musicais e produziram textos sobre o aprendizado adquirido.

O aluno Leonardo Schiati contou como foi importante aprender com o Guard. “Aprendemos a lidar com situações reais e que as drogas podem causar grandes males na vida de uma pessoa e de uma família”, destacou.

Já o estudante Fabrício Tettmann disse que vai levar esse conhecimento para toda a vida. “Tivemos uma grande aula de cidadania. O que aprendemos também foi de interesse das nossas famílias, já que alguns pais disseram que no tempo deles não tinham uma oportunidade como essa que estamos tendo hoje”, comentou.

Guard

A GCM desenvolve o projeto Guard desde 2006. A equipe que oferece os cursos de prevenção ao uso de drogas conta com oficiais com especialização e tem por objetivo reduzir a violência escolar, familiar e social.

O projeto já beneficiou mais de 200 mil pessoas com palestras e cursos socioeducativos e preventivos. Participam do curso os alunos da rede municipal a partir dos oito anos, mas o público-alvo são os alunos do 5º ano.

Fotos: Divulgação/PMG