Projeto inclusivo da Prefeitura é tema de encontro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Segunda, 03 de Junho de 2019 - 19:47

O núcleo de inclusão musical “Música do Silêncio”, do Conservatório Municipal de Guarulhos (CMG), foi tema da mesa redonda “Ensinando música ao aluno surdo: perspectivas da ação pedagógica” e da oficina “Formação e prática de uma banda de acessibilidade total”, durante o VII Encontro sobre Música e Inclusão (UFRN), na última semana. A iniciativa se propôs a discutir práticas inclusivas e perspectivas de ação em meio à construção de políticas públicas para pessoas com deficiência.

Fábio Bonvenuto, coordenador do núcleo de inclusão do CMG, e responsável por ministrar a palestra e oficina durante o encontro, compartilhou os resultados do trabalho realizado para atendimento às pessoas com deficiência, apontando caminhos para a formação de bandas, o que permite o acesso à linguagem musical.

“Os debates buscaram incentivar os participantes a pensarem em formas de incluir os alunos com deficiência em conjuntos musicais, possibilitando o acesso, mostrando os saberes e conteúdos necessários a essa inclusão, como a adaptação da metodologia, por exemplo, apontando ainda que a formação inicial dos professores deve abordar, sobretudo, a inclusão musical, uma forma sensível de se ampliar essa discussão”, observa Bonvenuto.

Essa já é a terceira participação do CGM no Encontro sobre Música e Inclusão na UFRN. Fábio Bonvenuto avalia que, a cada ano, novas experiências compartilhadas agregam conhecimento e novos olhares ao trabalho.

“No sentido de ampliar o debate sobre o que deve ser feito para haver, de fato, a inclusão musical, o diferencial do Música do Silencio é que trata-se, verdadeiramente, de um grupo inclusivo no qual alunos com deficiência convivem com pessoas sem deficiência, o que permite a troca de experiências e vivências que favorecem a inclusão por meio de valores, como tolerância, amor ao próximo, respeito, entre outros.

Para saber mais sobre o Conservatório Municipal de Guarulhos e sobre o grupo Música do Silêncio, acesse: http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/portal/