Projetos para o desenvolvimento da cidade animam setor empresarial

Quarta, 08 de Fevereiro de 2017 - 22:45

Representantes de entidades da sociedade civil e empresariais, profissionais liberais e técnicos da Prefeitura participaram nesta quarta-feira (8), da apresentação do plano estratégico para os próximos quarto anos da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico Tecnológico e Inovação (SDCETI), bem como uma série de iniciativas a serem implementadas, como o programa Via Rápida Empresa, o Caderno Econômico de Guarulhos, entre outras.

A apresentação foi coordenada pelo secretário da Pasta, Rodrigo Barros, que enalteceu a importância da participação das lideranças dos principais segmentos empresarias da cidade. “O objetivo principal foi apresentar nosso plano estratégico para 100 dias, um e quatro anos, de tal maneira que a gente possa abrir publicamente para essas entidades qual vai ser o nosso papel na atuação do desenvolvimento econômico de Guarulhos,” ratificou.

Barros explicou que tudo que venha agregar valor ao crescimento local, a Prefeitura vai apoiar sem restrições. Citou a implantação do programa Via Rápida Empresas Guarulhos, que será uma das principais  ferramentas para a  desburocratização e melhoria do ambiente de negócios na cidade. Abordou sobre o evento Poupatempo Exportador que vai acontecer na cidade, além do Caderno Econômico, a ser lançado no dia 8 de março, que virá a ser a principal referência em termos de estudos econômicos do município.

Repercussão

O diretor Ricardo França, da Asseag e conselheiro do CREA-SP em Guarulhos, falou que ficou impressionado com a dinâmica da nova administração e de que iniciativas como estas contribuem para uma inserção maior da cidade no Mercado externo. “Vamos agregar também o trabalho de exportação. Como nós temos o aeroporto aqui, precisamos saber usar essa infraestrutura já existente para poder atender a todo o Mercosul e o mundo.”

“É um grande avanço. O Via Rápida Empresas foi um pleito da nossa entidade. Isso demonstra que com força de vontade e espírito público a cidade vai andar. Eu acredito nessa transformação”, comentou William Paneque, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, a respeito da implantação do programa ainda este mês no município.

Já Maurício Colin, diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Guarulhos estava muito feliz na reunião. “Acho que está se mostrando uma secretaria (SDCETI) diferenciada, com uma equipe que veio pra mudar e valorizar o que a cidade tem. Tentar levar isso para fora de nossas fronteiras vai agregar valor, trazer indústrias e novos empregos para a cidade. É muito importante ter um plano estratégico e ter conhecimento dos dados da cidade. Isso tudo é fundamental para quer os empresários saibam para onde levar seus investimentos”, comemorou.

Finalizando, Marcelo Paranzini, gerente do Sebrae/Guarulhos, também fez questão de se manifestar. “Achei uma iniciativa (o encontro) muito importante para o município, porque muitas vezes as instituições não se reúnem e acabam trabalhando isoladamente. Gostaria de parabenizar o novo secretário, Rodrigo Barros, e a toda a equipe da secretaria. O Via Rápida vai ajudar muito, principalmente a micro e a pequena empresa que agora poderão ser formalizadas mais facilmente, enquanto aquelas que já estão legalizadas vão conseguir crescer e gerar empregos”.

O encontro reuniu diversas entidades, entre elas a ACE, Asec, Aecg, Asseag, CRC-SP, Creci-SP, OAB, Ageea, Investe-SP, APCD, Sescon, Ciesp e APM.

​Imagens: Divulgação/Paulo Manso