Restaurante escola ganha nova sede na avenida Paulo Faccini

Sexta, 28 de Fevereiro de 2020 - 18:24

O prefeito Guti entregou nesta sexta-feira, dia 28, a nova sede do Restaurante Escola “Sabor do Saber”, instalado na avenida Paulo Faccini, 824, Centro. Trata-se de um imóvel próprio com área de 175,5 m2, o que significa economia no custeio do aluguel. No local serão oferecidos cursos de capacitação profissional e geração de renda, como os de panificação, culinária japonesa e doces e sobremesas, viabilizados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

A importância da qualificação profissional para mudança de vida foi destacada por Guti. “É com muita satisfação e alegria que chegamos aqui hoje para inaugurar este espaço que faz muito sentido para a cidade, principalmente para os que vêm buscar formação e melhor capacitação para conseguir um emprego melhor. Este equipamento possibilitará que as pessoas melhorem seu currículo. Temos que acreditar e fazer por onde, buscar capacitação, fazer acontecer para melhorar de vida”, afirmou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, abordou o objetivo dos cursos. “Nesta unidade vamos ministrar apenas cursos de alimentação, enquanto que na outra, na praça Getúlio Vargas, no antigo prédio da Câmara Municipal, também ofertamos os de beleza como cabeleireiro, manicure, depilação e ainda corte e costura. A ideia é formar cada vez mais pessoas para que sejam inseridas no mercado de trabalho, ou abrirem seu próprio negócio”, disse Alex.

Viterale adiantou ainda que os alunos receberão aulas sobre empreendedorismo. “Conseguimos também parceria com o Sebrae, sem custo ao município, que irá ensinar os alunos como abrir um negócio próprio, ser um microempreendedor individual que até poderá empregar mais pessoas. A política de Assistência Social é muito mais que oferecer uma cesta básica, mas também ensinar, capacitar, inserir e reinserir no mercado de trabalho para que as pessoas possam avançar e caminhar com as próprias pernas,” afirmou o secretário.

Morador do Parque Mikail, Alonso José da Silva, 37 anos, casado, desempregado desde 2014, fez curso de pizzaiolo em 2017, seu primeiro curso de capacitação e geração de renda, depois o de panificação artesanal e, no ano passado, e montou uma cantina em uma escola. “Agradeço à Prefeitura e à Secretaria porque fiquei sabendo dos cursos e, com a ajuda de amigos, abri uma cantina em uma escola e tenho um funcionário. E é de lá que tiro o sustento da minha família”, disse emocionado.

Casada, mãe de dois filhos, Sandra Alves da Silva Andreotti, 50 anos, trabalhava em um restaurante e está desempregada há seis anos. “Amo culinária. Vou fazer o curso de panificação para ajudar a complementar a renda de casa. Fiz curso de culinária para buffet e já faço bolo de aniversário que me ajuda,” disse a moradora do Parque Continental II.

O evento contou também com a presença de membro do Legislativo Municipal, diretores e gestores da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

Capacitação e Geração de Renda

Ao todo são disponibilizadas 60 vagas e ainda há vagas disponíveis para o curso de Culinária Japonesa. Interessados podem se inscrever no Restaurante Escola Praça Gourmet (praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro), de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Para se inscrever é necessário apresentar o original e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, NIS (Número de Identificação Social) e comprovante de endereço. Quem não possuir o NIS pode tirá-lo em uma das 12 unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) ou na Central do Cadastro Único (avenida Bom Clima, 425 , Jardim Bom Clima).

Os cursos são voltados às pessoas de baixa renda, maiores de 18 anos residentes em Guarulhos e visam à inserção no mercado de trabalho, podendo ainda servir de alternativa de renda familiar. As aulas têm duração de três meses. Ao final do curso é oferecido certificado de conclusão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2468-2090.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG