Saúde mental, depressão e suicídio são temas de destaque da saúde nesta semana

Segunda, 07 de Outubro de 2019 - 17:24

No último mês de junho o prefeito Guti sancionou a lei 7.732, que instituiuem Guarulhos a “Semana Municipal de Luta e Conscientização sobre a Depressão e o Suicídio”, a ser celebrada anualmente no período que antecede ou sucede a data de 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental. Por conta disso, a Secretaria de Saúde vai realizar nesta terça (8), das 9h30 às 13h, uma mesa-redonda para discutir o tema que embasou a legislação, além do Festival de Práticas de Saúde Mental na quinta (10), das 9h às 12h. Ambos os eventos acontecem no Teatro do Sesc Guarulhos, com entrada gratuita.

Aberta à população em geral, o objetivo da ação realizada com o apoio do Sesc é proporcionar mais espaços de diálogo sobre o tema, fortalecer as práticas de cuidado e assistência, bem como apresentar as diversas possibilidades de ações que ultrapassam a conduta clínica. “Nossa ideia é promover a integração entre as pessoas pela arte, cultura e convivência. Por isso, além do caráter formativo, os eventos visam, principalmente, a estimular a conexão entre as diversas áreas de assistência em busca do bem comum”, explica Fernanda Ramos Ferreira, coordenadora da Rede Psicossocial da Secretaria de Saúde.

Mesa-redonda

Conversando sobre Depressão e Suicídio é o tema da mesa-redonda que acontece nesta terça-feira (8) com a participação do filósofo formado pela PUC-SP e pesquisador sobre luto e valorização da vida Lício de Araújo do Vale, que também é membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio, da psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II Bom Clima) Ângela Regina Pilon Vivarelli Martins, do psicólogo do Hospital Geral de Guarulhos, Mário Augusto Rodrigues, e da gerente do Caps II Infantojuvenil Recriar, Márcia Mendes Mattos.

As atividades terão início às 9h30 com um momento cultural, seguido da apresentação das experiências desenvolvidas pela Subsecretaria da Juventude e pelo Centro de Valorização à Vida (CVV). A proposta é reunir profissionais de saúde de diversos serviços, como atenção básica, especializada, Caps, unidades de pronto-atendimento e hospitais para apresentação de suas experiências e vivências no enfrentamento ao comportamento suicida e depressivo, que atualmente vem despontando como grave problema de saúde pública.

Festival de Saúde Mental

Na quinta-feira (10), Dia Mundial da Saúde Mental, gestores e equipes dos serviços especializados da Rede Psicossocial, juntamente com os usuários e familiares que frequentam os serviços da rede, vão promover o Festival de Práticas em Saúde Mental. Aberto a todos os interessados, o evento será realizado das 9h às 12h em dois espaços simultaneamente.

No Teatro do Sesc haverá diversas atrações, incluindo coral, dança, Teatro do Oprimido, desfile de moda e show musical. Além disso, na sala 3, serão desenvolvidas atividades diversificadas, como oficinas de xadrez, estamparia, contação de histórias, quilling (técnica de artesanato com papel), pintura de rosto, brincadeiras e jogos corporais.

Sesc Guarulhos. Rua Guilherme Lino dos Santos,1.200, Jardim Flor do Campo

Entrada livre.