Saúde promove o Dia D de incentivo ao aleitamento materno

Quinta, 18 de Abril de 2019 - 18:41

Sessão de fotos com gestantes e bebês, oficinas sobre o manejo clínico da amamentação e sobre a importância da família na sustentação do aleitamento materno, orientações sobre os direitos da mãe que amamenta, Shantala (massagem que, entre outros benefícios, ajuda no relaxamento do bebê) e muitas outras ações estão programadas para esta sexta-feira (16). Nesta data, todos os serviços da rede municipal de Saúde vão promover o Dia D do Agosto Dourado, mês dedicado ao tema, dentro do Programa Movimenta Saúde.

O objetivo do tema mundial deste ano: “Empoderar mães e pais! Favorecer a amamentação! Hoje e para o futuro!” é enfatizar a importância do envolvimento de todos para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade. Para tanto, cada serviço da rede municipal de Saúde preparou sua programação especial e totalmente gratuita à população.

Programação

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Álamo, por exemplo, promoverá às 14 horas um ensaio fotográfico com gestantes, mães e bebês para tratar do assunto. A UBS Rosa de França, além da oficina sobre aleitamento materno, às 14 horas, também promoverá outra de massa de modelar com técnicas de relaxamento para crianças, às 9 horas, entre outras atividades. A UBS Acácio fará uma dinâmica com bexigas às 14 horas, para abordar mitos e verdades da amamentação.

Em várias unidades haverá caminhada pelas ruas do bairro para chamar a atenção da comunidade sobre a importância do tema, como nas UBS Primavera e Aracília (às 7 horas) e na UBS Vila Galvão, cuja largada será às 9 horas, no Lago dos Patos. Na UBS Cabuçu, as orientações sobre aleitamento materno para gestantes e puérperas serão ministradas ao som de música popular brasileira (voz e violão), das 10 às 14 horas. Na UBS Recreio São Jorge acontecerá um mamasso às 14 horas.

Tabagismo

Assim como o Cemeg Vila Augusta, que promoverá às 10 horas uma palestra sobre tabagismo, tema transversal do mês, algumas unidades, como a UBS Vila Rio de Janeiro vão abordar o assunto, destacando os malefícios do tabaco para gestantes e bebês. É o caso também da UBS Bambi, que terá roda de conversa a respeito de violências e tabagismo às 14 horas, bem como vídeos sobre fecundação, gestação, parto e puerpério; exercícios e relação sexual na gravidez, além de alimentação saudável e os cuidados com a higiene.

Mais atividades

Também haverá roda de conversa sobre aleitamento materno, palestra sobre primeiros socorros para recém-nascidos e sorteio de brindes, das 9 às 13h30 na UBS Marinópolis. A mesma programação vai acontecer na UBS Fortaleza, às 9 horas e na UBS Lavras, às 11h30, sendo que no local, às 11 horas, haverá Shantala com gestantes e bebês. Na UBS Nova Bonsucesso, os usuários poderão assistir ao vídeo sobre caso de sucesso com a amamentação exclusiva, às 11 horas.

Peça teatral para gestantes e lactantes, com orientações sobre amamentação, alimentação saudável, hipertensão, diabetes, colesterol e tabagismo, às 14 horas, além de cabide solidário às 16 horas é a programação da UBS Santa Paula neste Dia D. Ainda terá varal solidário, na UBS Ponte Alta, às 15 horas, onde pela manhã será realizada uma palestra sobre aleitamento materno e alimentação saudável pós-desmame, a partir das 9 horas; e na UBS Flor da Montanha, que às 10 horas oferecerá um café comunitário seguido de palestra.

Na UBS Cumbica II, a população literalmente vai colocar a mão na massa na oficina de Cozinha Prática com mães de crianças acima de seis meses de idade, atividade que acontece às 10 horas, para incentivar a introdução da alimentar saudável. Um chá da tarde com jogo de perguntas e respostas sobre amamentação será realizado às 14 horas, na UBS Santo Afonso.

A UBS Ponte Grande, por sua vez, preparou uma atividade externa nos períodos da manhã e tarde, quando promoverá roda de conversa sobre o tema com alunos e professores da Escola Estadual Dom Paulo Rolim. Já a UBS São Ricardo fará às 12 horas palestra sobre os aspectos psicológicos e emocionais envolvidos na amamentação e, em seguida, fará a inauguração do varal solidário para recém-nascidos da unidade.

Imagem: Divulgação/PMG