Secretaria de Obras apresenta orçamento e estrutura da pasta em audiência pública

Sexta, 07 de Junho de 2019 - 18:56

Nesta sexta-feira (7), o secretário de Obras, Marco Antonio Guimarães, apresentou o orçamento para o próximo ano e detalhou a estrutura dos departamentos ligados à pasta, durante audiência pública na Câmara Municipal.

Durante a audiência, o secretário falou sobre os recursos próprios do tesouro municipal que no valor de R$ 4,97 milhões, que serão distribuídos na LDO a investimentos e despesas correntes, e também sobre os recursos vinculados, cerca de R$ 8 milhões (R$ 4,8 milhões provenientes do governo do Estado e outros R$ 3,2 milhões do governo federal).

Para esgotamento sanitário, os recursos são de R$ 51,6 milhões; incluindo royalties e outros índices provenientes do petróleo e diferentes impostos e emendas parlamentares estaduais e federais. Já os recursos da Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (Cosip) são de R$ 59 milhões.

Cerca de R$ 61,4 milhões do orçamento da Secretaria de Obras para 2020 (R$ 123,5 milhões) serão utilizados em programas de ampliação e melhoria da infraestrutura urbana e no sistema de esgotamento sanitário; R$ 275 mil na modernização da gestão; R$ 745 mil para gestão administrativa e operacional; R$ 2,1 milhões para a manutenção de vias públicas e próprios municipais, e e outros R$ 59 milhões para o sistema de iluminação pública.

Marco Antonio discorreu sobre a manutenção da cidade, recuperação de vias, pavimentação, recapeamento, travessias e canais, drenagem, doação de empresas e parcerias público-privadas; citou projetos de drenagem, de vias públicas e do corredor Santos Dumont; falou ainda sobre a gestão de obras como a do Hospital Pimentas e do PA Paraíso, dos CEUs Continental e Bonsucesso e da fiscalização de obras das concessionárias (água, energia, telefonia/internet e gás) em vias públicas e de obras de saneamento. Na oportunidade, respondeu a questionamentos dos vereadores e de um munícipe.

O secretário fez questão de destacar os avanços realizados na área de iluminação pública na cidade. “Em 2018, adquirimos novos veículos. Com isso, ampliamos a quantidade de instalações de luminárias em Guarulhos. A atual administração contabiliza mais de 1.700 novos pontos de iluminação pública, o que equivale a 50 km de vias iluminadas. Conseguimos diminuir os problemas com manutenção da rede de 20% para 7,5% e queremos diminuir mais. Nosso call center atendia cerca de 140 ligações por dia e agora atende 90. Isso tudo é um avanço”, salientou.

Fotos: Sidnei Barros/PMG