Semana Pedagógica da EPG Manuel Bandeira oferece encontro com especialistas da Educação

Terça, 07 de Maio de 2019 - 17:50

Com o objetivo de criar um espaço de diálogo, interação com docentes e contato com iniciativas atuais da área da Educação, a EPG Manuel Bandeira, no bairro Bonsucesso, realiza a 6ª Semana Pedagógica 2019 até o próximo dia 16. Nessa edição, os grupos compostos por gestores, professores e profissionais da educação, debatem o tema “Conexões”. As palestras são gratuitas e abertas ao público.

Para a professora-coordenadora pedagógica Camila Zentner, os temas das atividades estão relacionados ao cotidiano escolar: “O objetivo é trazer novas possibilidades, vivenciando rodas de conversa de forma leve e descontraída, com foco no fortalecimento do trabalho com projetos e na contínua construção de uma escola democrática, bem como os laços que nos conectam, formando uma grande rede de apoio mútuo em busca de qualidade, tanto de vida, quanto como escola pública para as nossas crianças”, destacou.

Programação

Na próxima segunda-feira (13), às 14horas, o subsecretário de Educação Fernando Moraes, a diretora do DOEP (Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas), Solange Turgante e ex-alunos da EPG Manuel Bandeira falarão sobre a “Importância do reconhecimento das potencialidades locais para as ações da escola”. Já na terça-feira, dia 14, às 10 horas, a professora da UNIFESP Marian Ávila de Lima debate o tema "Saúde Emocional do Professor”.

Para tratar do tema “Democracia na Escola: Experiência em Escola Pública”, a professora Márcia Aparecida Jacomini da Unifesp e a equipe da Escola Estadual Antônio Viana de Souza são os convidados do dia 16, às 10 horas. O encerramento da Semana Pedagógica acontece no mesmo dia, às 14 horas, com a palestra da professora da Unifesp, Adriana Regina Braga, sobre o tema "Indisciplina e Conflitos na Sala de Aula: O que fazer?".

Para participar, as inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 2484-1288. Para alunos universitários, a escola fornecerá declaração de comparecimento para compor horas complementares.

Semana Pedagógica

A Semana Pedagógica foi criada em 2014, logo após a mudança da Proposta Pedagógica da escola a partir de uma perspectiva democrática, com o objetivo de trazer profissionais de diversas áreas da educação para ajudar a equipe em sua formação e no debate sobre a construção dessa nova forma de pensar a escola. Desde então, o evento acontece anualmente, todo mês de maio.

Já participaram da Semana Pedagógica: André Gravatá (livro: Volta ao mundo em 13 escolas), Betânia Libâneo (Unifesp), Braz Rodrigues Nogueira (EMEF Campos Salles), Daniela Finco (Unifesp), Instituto Alana, Marcos Garcia Neira (USP), Helena Singer (Ashoka América Latina), entre outros.

A cada ano, atualmente em sua 6º Edição, os temas mudam, de acordo com as necessidades apontadas pela equipe, com base nas dificuldades, anseios e curiosidades do grupo.

A Semana Pedagógica objetiva ainda promover o diálogo com profissionais da área de educação a respeito do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola ou sobre as questões dos projetos de pesquisa das crianças, garantindo um espaço privilegiado para a formação continuada da equipe.

Serviço

6ª Semana Pedagógica EPG Manuel Bandeira

Data: até 16 de maio

Local: EPG Manuel Bandeira

Rua Jutaí, 2459 - Cidade Parque Alvorada

Entrada gratuita