Seminário de Arte e Cultura desta quinta-feira aborda poesia e produção literária em Guarulhos

Terça, 19 de Maio de 2020 - 15:46

A atriz, arte-educadora, contadora de histórias e poeta Monique Martins é a convidada do próximo encontro do II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos, que acontece na próxima quinta-feira (21), às 20h. Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura e do Arquivo Histórico Municipal, os encontros semanais com artistas e pesquisadores guarulhenses são transmitidos online pela fanpage do Arquivo Histórico, no Facebook.

Sob mediação de André Okuma, o encontro com a ativista cultural tem como foco a poesia e a produção literária local. Apresentadora do Slam do Prego (Poesia de Resistência de Guarulhos), Monique Martins é formada em artes cênicas pela Faculdade Paulista de Artes e é pós-graduanda em Teatro do Oprimido (processos grupais e psicologia social). Ela também integra o Conselho Municipal de Cultura, na cadeira de literatura, e possui poemas publicados em quatro coletâneas: Slam da Guilhermina (2016), Slam Sofalá (2017), Slam das Minas (2018) e Coleção Série Slam - Empoderamento Feminino (2019).

Para assistir ao seminário pela interne acesse https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/.

Encontros semanais

Com encontros semanais que tiveram início no começo do mês de abril, o II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos já contou com a participação de diversos convidados, como a artista multimeios Marina Pinto, do Coletivo Fotógrafas Guarulhenses, Edson Kiyoshi Murata, do Cineclube Incinerante, Guilhermina Helfstein, autora do livro Guarulhos: Trajetória Cultural, obra publicada em 2016 e elaborada em parceria com o poeta, escritor e jornalista Castelo Hanssen, Rodrigo Pignatari, do Grupo Glacê, idealizador do projeto Geografias de Cena, o historiador Mário Cabral e o produtor do projeto Arrastão Cultural, João Perreka.

Nesses encontros, permeados pela participação e interação dos internautas que acompanham as lives pelas redes sociais, o objetivo é registrar e difundir as diversas narrativas e histórias que formam a cultura guarulhense a partir do ponto de vista de artistas e pesquisadores. Muito mais do que falar de seu trabalho e sua relação com a arte e a cultura de Guarulhos, os convidados proporcionam novos olhares sobre a diversidade da produção cultural local e refletem sobre possíveis caminhos para a cultura na cidade pós-Covid-19.

II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos

Tema: Slam do Prego (Poesia de Resistência de Guarulhos), com Monique Martins

Data: quinta-feira, 21 de maio

Acesso pela internet em https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/