Série do Arquivo Histórico apresenta curiosidades sobre o patrimônio cultural de Guarulhos

Sexta, 15 de Maio de 2020 - 14:21

A Secretaria de Cultura de Guarulhos, por meio do Arquivo Histórico Municipal, deu início a uma série de encontros virtuais com o tema Patrimônio Cultural para Curiosos. Idealizados pela equipe do Arquivo Histórico, com imagens, edição e apresentação de Araci Borges, os encontros integram uma minissérie com dez vídeos, disponíveis sempre às sextas-feiras na fanpage https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/ para apreciação dos interessados.

O primeiro encontro, "O que é o patrimônio cultural?”, trata da conceituação do termo, considerando sua transversalidade para reunir um conjunto de reflexões, ações, caminhos e valores que constituem o patrimônio cultural.

“Por meio do diálogo e da fruição dos bens culturais, os encontros visam a despertar na população a curiosidade em saber mais sobre o patrimônio cultural brasileiro”, explica Araci Borges. Para a apresentadora, a iniciativa também permite explorar as possibilidades de conscientizar as pessoas sobre os principais conceitos de patrimônio e de promover o sentimento de pertencimento.

Além da ideia de patrimônio cultural abordada nesse primeiro encontro, já disponível a partir desta sexta-feira (15), o cronograma de vídeos conta com os seguintes temas:

22 de maio: "Saberes e formas de expressão";

29 de maio: “Nosso patrimônio imaterial - a diversidade das celebrações”;

5 de junho: “Os lugares e sua dimensão imaterial”;

12 de junho: “Cidades, artefatos e patrimônio”;

19 de junho: “Museus e patrimônio”;

26 de junho: “Turismo e patrimônio”;

3 de julho: “Arte e patrimônio”;

10 de julho: “Patrimônio natural”;

17 de julho: “Intervenções nas cidades”.

Para saber mais sobre a programação de eventos culturais online nesse período de pandemia acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

Patrimônio Cultural para Curiosos

Disponível nesta sexta-feira, 15 de maio

Tema: "O que é o patrimônio cultural?”

Acesso pelo link https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/

Fotos: Divulgação/PMG