Serviço de Abordagem Social intensifica atendimento a pessoas em situação de rua

Quinta, 07 de Maio de 2020 - 15:00

A Prefeitura de Guarulhos intensificou o trabalho no atendimento às pessoas em situação de rua. Em meio à pandemia da Covid-19 e à onda de frio, o Serviço de Abordagem Social da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social aumentou a busca ativa por pessoas nesta condição interessadas em ir a um Serviço de Acolhimento Institucional, além de distribuir máscaras de tecido e sabonetes e orientá-las sobre a necessidade da higienização constante das mãos e maneiras para evitar a contaminação e propagação do coronavírus.

As equipes da Abordagem Social percorrem duas vezes por dia os principais locais de concentração das pessoas em situação de rua e ainda abastecem as pias para higienização, instaladas em praças.

A administração municipal também reforçou a alimentação e a higienização no Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), na Vila Progresso, e no Se-POP (Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua), na Vila das Palmeiras, os quais estão atendendo cerca de 90 pessoas diariamente, 40% a mais do que antes da pandemia.

No Se-Pop e no Centro POP os assistidos podem lavar a roupa e tomar banho, recebem lanche e passam por atendimento técnico de psicólogo e assistente social para os encaminhamentos necessários. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além desses dois equipamentos, a administração municipal possui os já citados Serviços de Acolhimento Institucional, que funcionam 24 horas por dia.

O Serviço de Abordagem, em parceria com o Consultório de Rua, da Secretaria da Saúde, verifica o estado de saúde dessas pessoas e, se detectado alguém sintomático, é feito o encaminhamento a um equipamento emergencial de retaguarda montado para o isolamento de pessoas em situação de rua.

O Serviço de Abordagem Social funciona todos dos dias, das 9h às 21h

Imagens: Divulgação/PMG