Servidores participam de imersão sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Segunda, 27 de Março de 2023 - 15:59

A Prefeitura de Guarulhos promove nesta quarta-feira (29), no Centro de Educação Ambiental do Horto Florestal Burle Marx, no bairro Água Azul, a segunda oficina de imersão sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para duas turmas de servidores: a do Grupo de Estudos de Municipalização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a do Grupo de Estudos do Mapa Social de Guarulhos. Ambos foram instituídos no mês passado por portarias do Executivo.

A ideia é propiciar mais conhecimento e reflexão sobre os ODS aos dois grupos, sendo que um irá elaborar propostas que servirão para implementar os objetivos no município, bem como os mecanismos de monitoramento de indicadores e metas (municipalização dos ODS), enquanto que o outro irá preparar sugestões para a regulamentação do Mapa Social de Guarulhos, previsto na lei municipal 7.991/2022, que é composto por indicadores de desigualdade econômica, social, racial e de gênero.

“Muito além de uma questão legal, perseguir os objetivos da ONU e implementá-los no município é uma decisão do governo Guti. Esse tipo de atividade é importante por oferecer subsídios que vão auxiliar na elaboração de propostas locais e ainda para possibilitar o engajamento dos servidores no desenvolvimento sustentável”, comentou o secretário de Gestão e coordenador executivo do grupo de estudo, Adam Kubo.

No primeiro encontro, ocorrido na última quarta-feira (22), os grupos problematizaram as questões sobre os ODS no âmbito mundial.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam um pacto feito em 2015 por 193 países da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil, que visam à erradicação da pobreza e à promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até o ano de 2030.

Fotos: Divulgação/PMG