Sexta-feira é o Dia D do envelhecimento ativo na saúde

Quarta, 18 de Setembro de 2019 - 17:58

Uma extensa programação com cerca de 200 atividades para a população com 60 anos ou mais vai acontecer simultaneamente em todos os serviços da rede municipal de saúde nesta sexta-feira (20), Dia D do Setembro Verde, mês dedicado à pessoa idosa pelo Programa Movimenta Saúde. O objetivo é estimular o envelhecimento ativo e saudável.

Para tanto, várias unidades de saúde vão desenvolver atividades recreativas com a população idosa para estimular a memória e a convivência, como é o caso da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Rafael, que fará ações com essa finalidade às 9h30 e às 14h30, além das UBS Cidade Martins (às 9h), UBS Palmira (às 10h e às 13h), UBS Taboão (às 9h30), UBS Bambi (às 8h15) e UBS Álamo (às 8h30).

Em outras haverá práticas de exercícios físicos para melhorar a percepção corporal e cardiovascular, incluindo caminhadas, aulas de Liang Gong e de zumba, dança, ginástica terapêutica e dança sênior. Entre as unidades que promoverão atividades para movimentar o corpo e também a mente da população idosa estão o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, na Vila Augusta, bem como as UBS Cecap, Vila Barros, São Ricardo, Primavera, Vila Galvão, Nova Cumbica, Álamo, Alvorada, Cumbica Mário Macca, Santo Afonso,Soimco, Marcos Freire e Santa Lídia.

Oficina da Voz

No Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi) as pessoas idosas terão a oportunidade de participar da Oficina da Voz, às 13h30, com a fonoaudióloga do serviço. Ela vai falar sobre a importância da respiração, articulação e cuidados com a fala no processo de envelhecimento, bem como promoverá exercícios de relaxamento cervical, respiratórios e vocais, seguidos de apresentação musical.

No entanto, a programação no local começa bem cedo, às 8h, com atividades físicas, seguida da palestra “Câncer de pele no idoso” com a médica Dalila Filomena, às 9h. Ainda haverá no Ceresi apresentação de coral e cine pipoca.

Baile da Feliz Idade

Alguns serviços de saúde promoverão os tradicionais bailes da Feliz Idade, como a UBS Jovaia, onde também haverá treino vocal com músicas para trabalhar melodia, ritmo e órgãos, show de adivinhação através de notas musicais, bingo para estimular a atenção e memória, bem como atividade de beleza para incentivar a autoestima. Na UBS Santa Paula o Baile da Nostalgia com sanfoneiro será às 15h.

Também haverá baile na UBS Recreio São Jorge, que disponibilizará, das 8h às 15h, consultas médicas e odontológicas específicas para pessoas acima de 60 anos e exibirá vídeos educativos, bem como desenvolverá atividade para recordar os jogos de décadas passadas e proporcionar ao idoso a possibilidade de vivenciar jogos virtuais.

Da mesma forma, a UBS Cabuçu promete "Uma fantástica viagem ao túnel do tempo” para a população idosa, com jogos de época, lúdicos, educativos e tecnológicos durante o dia todo, possibilitando o acesso aolazer e uma interação com as novas gerações. Na UBS Jurema será organizado um grupo, às 10h, para discutir o tema “Mitos e verdades da terceira idade! Vencendo preconceitos!”. Já a UBS Dinamarca fará um café da manhã saudável com ingredientes naturais mais atividade física coletiva às 8h.

Outras atrações

A UBS Flor da Montanha promoverá o Dia da Beleza para estimular a autoestima na terceira idade. O mesmo acontece na UBS Vila Barros às 14h, enquanto que a UBS Carmela oferecerá corte de cabelo para idosos às 10h.

Totalmente gratuita, a programação do Dia D do Setembro Verde ainda contará com palestras sobre vários temas, como prevenção de quedas, saúde bucal e auditiva, show musical e de mágica, bingo, café da manhã e da tarde, coral, teatro, sorteios, vídeos educativos, entre outros. Para participar, basta se informar em um serviço de saúde da rede.

Fotos: Divulgação/PMG