Sexta-feira será movimentada na Saúde no Dia D do Maio Amarelo

Quarta, 15 de Maio de 2019 - 19:04

Quase 200 atividades do Programa Movimenta Saúde estão previstas para acontecer nos serviços da rede municipal nesta sexta-feira (17), Dia D do Maio Amarelo. Nessa data, serão intensificadas as ações alusivas aos quatro temas comemorados este mês: prevenção dos acidentes de tráfego, dentro da campanha nacional “No Trânsito o sentido é a Vida”; saúde do trabalhador (1º de maio); luta antimanicomial (13); e combate à LGBTfobia (17).

Totalmente gratuita, a programação do Dia D acontece simultaneamente em vários serviços da rede. Dentre as ações previstas destacam-se: a aula de zumba com palestra informativa sobre os temas comemorados no mês, no CTA (Gopoúva), às 11h30; e cine-pipoca “Meu corpo é político”, no mesmo local, às 14 horas.

O Centro de Referência à Saúde do Idoso (Gopoúva) promoverá café da manhã, ginástica laboral e orientações de saúde para os trabalhadores, bem como palestra  de educação no trânsito para Idosos, com o major da Polícia Militar, Ricardo Ventura. A Unidade Básica de Saúde – UBS Santa Paula promoverá às 14 horas a Gincana da Segurança no Trânsito, seguida de dinâmica “Cuidar de quem cuida” voltada aos trabalhadores da unidade.

Um minicircuito de tráfego será instalado nas dependências da UBS Cabuçu, das 9 às 14 horas, para conscientizar e orientar as crianças, de maneira lúdica, sobre a legislação vigente e boas maneiras no trânsito. A mesma ação está prevista para acontecer na UBS Carmela, às 10 horas.

Para aliviar o estresse do trabalho, os funcionários da UBS Acácio e de várias outras terão acupuntura auricular, meditação e massagem, enquanto os usuários das unidades poderão participar de palestras sobre trânsito na sala de espera. Na UBS Belvedere, a sensibilização para um trânsito mais seguro será por meio de peça teatral, às 13 horas. A UBS Santo Afonso vai chamar a atenção dos usuários com uma simulação de pacientes alcoolizados na recepção, das 9 às 15 horas; e a UBS Aracília terá caminhada e roda de conversa sobre prevenção de acidentes de trânsito para crianças de seis a 12 anos, a partir das 7 horas.

Atividades externas:

Durante o Dia D, funcionários das UBS Cambará, Alvorada, Álamo, Bambi, Lavras, Ponte Alta, Seródio, Soberana e Allan Kardec farão ações de conscientização para pedestres e motoristas nas ruas de suas regiões. A equipe da UBS Presidente Dutra, por sua vez, preparou uma atividade sobre trânsito seguro para as crianças da unidade 2 da Creche Primeiros Passos. Já a UBS Rosa de França ministrará palestra educativa sobre prevenção à violência no trânsito, na Escola José Roberto Friebolin, às 9 horas.

O Dia D ainda reserva para os usuários do Centro de atenção Psicossocial – CAPs Osório César, uma visita monitorada à Cidade Mirim (Vila Augusta), onde participarão de vivência e simulação de trânsito. Os interessados em participar das atividades alusivas aos quatro temas comemorados em Guarulhos dentro do Maio Amarelo devem se informar no serviço de Saúde mais perto de sua residência.