Simulador de voo foi atração de nova edição do Turismo Corporativo

Quarta, 19 de Julho de 2017 - 17:00

A empresa CAE, líder global em treinamento para a aviação civil, defesa, segurança e em mercados de saúde, recebeu nesta quarta-feira, 19,  em sua unidade de Cumbica, um grupo de funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação – SDCETI. A visita técnica atendeu a mais uma edição do  projeto Turismo Corporativo da Prefeitura de Guarulhos, que visa fomentar o turismo de negócios, intermediando uma maior aproximação com marcas, produtos e atividades industriais que movimentam a economia da cidade.

Guarulhos abriga desde 2001 o primeiro centro de treinamento da CAE em todo o mundo, atendendo clientes do Brasil e da América Latina. Além disso, a empresa mantém  o maior centro de treinamento de aviação comercial da América do Sul, motivo pelo qual inclui no roteiro dos visitantes uma experiência em um dos simuladores de voo.

O diretor de Turismo da SDCETI, Ricardo Balcone, participou da primeira atividade prática na empresa, ao lado de outros três ocupantes do simulador de voo com decolagem do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. “Foi uma experiência com incrível dose de veracidade, e que dá a devida dimensão da responsabilidade dos profissionais que pilotam um avião, e que transportam centenas de pessoas por milhares de quilômetros”, afirmou. O técnico de simulador Jafé Alves foi o orientador das turmas que receberam o ‘treinamento’.

Balcone também valorizou a receptividade dos dirigentes e colaboradores da empresa CAE. “Nós fomos muito bem recebidos aqui, o que tem sido uma constante nesse projeto. Agradecemos aos empresários que têm aberto este importante espaço para o Turismo de Guarulhos”, disse ele

Também estiveram presentes quatro alunos do Instituto Federal São Paulo,  dos cursos de Automação Industrial e Desenvolvimento de Sistemas, acompanhados do professor Dr. João Alves Pacheco. Essa foi uma das condições para que a CAE participasse do projeto. “Nós precisamos pensar no futuro, e criarmos as condições para que os jovens estudantes atuem conosco em futuro próximo”, disse Fabrício Gelschyn, profissional da área de atendimento ao cliente e vendas para o Brasil e a América Latina.

A CAE, empresa canadense fundada em 1947, possui em seu portfólio  produtos em duas divisões: militar e  de mineração, com conhecimento técnico e treinamento de alta performance. Segundo  Gelschyn, o Brasil tem hoje um dos mercados de aviação mais seguros do mundo. “Isso é resultado das análises e vistorias técnicas realizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. “Em eventual investigação, técnicos da ANAC observam criteriosamente todos os procedimentos adotados pelos profissionais treinados aqui”, concluiu.

Na próxima sexta-feira (21), a visita será na Aurora Alimentos, localizada no bairro da Ponte Grande. Sete empresas da cidade já receberam os servidores da SDCETI. A meta é compor o total de 12 empresas, que serão visitadas pelo público a partir de 2018. “Vamos disponibilizar um site no ano que vem, a fim de que os interessados – entre estudantes e público em geral – possam conhecer o trabalho que é desenvolvido na cidade", concluiu Balcone.

Imagens: Sidnei Barros