Soldados da Base Aérea entram na luta contra o mosquito Aedes aegypti

Segunda, 06 de Maio de 2019 - 17:39

A partir desta terça-feira (7) até o final do mês, 20 soldados da Base Aérea de São Paulo irão reforçar o combate ao Aedes aegypti na cidade, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Eles formarão duplas com os agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no trabalho de bloqueio de criadouros feito através de visita casa a casa, para a eliminação mecânica de larvas e, quando necessário, aplicação de larvicida. A ação conjunta, que será realizada das 9h às 12h, vai começar pela Vila Carmela e deve se estender até a região do Ponte Alta.

Devidamente treinados pelas equipes de Saúde, os soldados, juntamente com os agentes do CCZ, ficarão na Vila Carmela por três dias, ou seja, até quinta-feira (9). As vias do bairro que serão trabalhadas pelas duplas são as avenidas Serra da Mantiqueira e Carmela Thomeu, além das ruas Palmas, Glória da Conceição Aires, Flor da Montanha, Flor da Serra, Serra Dourada, Serra Verde, Primavera, Serra Azul, Oscar Scherer, Azaleia, Manoel Reis, Flor de Maio e Estrada da Parteira.

Com 1.035 casos de dengue confirmados na cidade de janeiro até o último dia 2, esta é mais uma iniciativa da Secretaria de Saúde para alertar a população sobre a necessidade de cada um fazer sua parte no combate ao vetor, já que a maioria dos criadouros do mosquito Aedes aegypti é encontrada dentro das residências, quase sempre nos vasos de plantas, depósitos de água sem a devida proteção, ralos, calhas, bebedouros para o consumo de animais, garrafas retornáveis, latas e frascos.

Além desta parceria com os soldados, na região de Saúde Cantareira, os agentes vão contar nesta semana com a ajuda de servidores da Secretaria de Governo, que também foram treinados para o trabalho conjunto de bloqueio de criadouros e devem priorizar neste momento o Recreio São Jorge, com uma grande ação prevista para esta quarta-feira (8), a partir das 9h.